Qual é o panorama atual de SAAS no Brasil? Entenda aqui!

Ricardo Acras

Conteúdo

O SaaS no Brasil não para de crescer. O licenciamento de softwares como serviço é uma tendência mundial e que, diante da crise brasileira, virou uma realidade para muitos negócios, seja pela necessidade de eliminar desperdícios ou pela sua maior flexibilidade.

Quer saber mais sobre o tema e quais as oportunidades que a área oferece? Então, leia o nosso post e fique por dentro!

O que é o SaaS?

SaaS é o termo utilizado para a oferta de aplicações como serviço (ou Software as a Service, na sigla em inglês). Esse segmento ganhou popularidade nos últimos anos com a computação em nuvem. Nele, empresas e usuários domésticos fazem a assinatura de ferramentas por meio da rede. O seu valor pode ser modificado conforme o tempo de adesão, o número de recursos contratados ou o de utilizadores ativos.

Esse modelo de licenciamento é considerado competitivo pelo baixo custo, já que o negócio deixa de pagar pela licença com o preço cheio. Além disso, enquanto a assinatura for mantida, o cliente terá acesso garantido a todas as atualizações de software de correções de segurança, o que torna a aplicação mais inovadora e confiável, além de agregar valor ao produto.

Como está o SaaS no Brasil?

Em 2017, o Brasil já tem mais de 400 empresas focadas no setor de SaaS. Elas atuam principalmente no sudeste e têm menos de 50 funcionários. Os dados foram obtidos pela pesquisa “Brazil SaaS Landscape Research“, que foi realizada por empresas do ramo.

Além disso, conforme apontado pelo estudo, mais da metade está em São Paulo, e ainda que 41% dos negócios com retorno contábil acima de R$ 1 milhão estejam no estado, Minas Gerais e Santa Catarina também estão despontando como áreas boas para criar um novo negócio.

Em outras palavras, o SaaS no Brasil é uma área competitiva. 92% das empresas consultadas pelo estudo já tiveram pelo menos um contato com as soluções do setor, muitas pelo inside sales. Nesse sentido, a necessidade de corte nos custos tornou essa área ainda mais atraente.

Quais os passos para ganhar mais competitividade nesse mercado?

Apesar do constante crescimento, o mercado SaaS no Brasil ainda tem muita concorrência. Fidelizar consumidores, nesse cenário, é um desafio: a qualquer momento o usuário pode cancelar a assinatura e migrar para um concorrente com planos mais atraentes.

Por isso, a empresa que atua nesse segmento deve focar os seus esforços em técnicas auxiliares na fidelização de clientes. Os planos, por exemplo, devem ser bem flexíveis: mais opções de personalização ampliam as chances de um indivíduo escolher um modelo de licença alinhado com as suas expectativas e, assim, manter o uso por maiores períodos.

Além disso, as alternativas de personalização precisam ser vastas. Com o apoio de APIs, a companhia pode tornar os recursos da sua ferramenta mais maleáveis e fáceis de serem expandidos. Um sistema de gestão também pode ser integrado a instrumentos de emissão de NF-e ou gateways de pagamento sem comprometer a utilização.

Hoje, o mercado de SaaS no Brasil fornece muitas oportunidades para quem pretende investir no desenvolvimento de softwares. A possibilidade de reduzir custos desse modelo, assim como a sua maior flexibilidade, chama a atenção de negócios que pretendem ser mais competitivos e inovadores. Portanto, se souber trabalhar nesse setor, pode-se ter alta lucratividade rapidamente.

Uma das atuações das empresas de SaaS no Brasil é a criação de softwares de emissão de nota fiscal. Veja aqui no nosso blog como a emissão de NF-e no e-commerce deve ser feita!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »