Como muitos já sabem, a partir deste mês de julho já não poderá ser utilizada carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos de NF-e, agora deverá ser utilizada a CCe (Carta de Correção Eletrônica). A regra do que pode ser corrigido continua a mesma. As seguintes informações não podem ser corrigidas:
  1. As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  2. A correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
  3. A data de emissão ou de saída.
Para emitir uma CCe no Focus NFe, você deve seguir os seguintes passos: 1. Procure sua nota fiscal através do menu Nota Fiscal -> Pesquisar 2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção” Passo 1 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe) 3. Na tela a seguir, você deve informar a data do evento que ocorreu a alteração e sua descrição. Passo 2 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe) A data não pode ser menor que a data de emissão da NFe, e não pode ser maior que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). Não existe “modelo” de como deverá ser informada a alteração, procure apenas ser sucinto e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres. 4. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Você receberá uma notificação quando o processo for concluído, podendo salvar o XML gerado. Passo 3 - Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe) Você pode também corrigir a Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos acima. O sistema irá criar uma outra versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. O número de versões possíveis é limitado a 20. Uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas) está disponível através do menu Notas Fiscais -> Cartas de Correção. O post Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe) apareceu primeiro em Acras.