NT 2015/003 Novo campo CEST para ICMS-ST

Egon Hilgenstieler

No dia 1.º de dezembro foi incluído em produção um novo campo na definição de um item na API chamado codigo_cest. Confira suas principais dúvidas.

Conteúdo

Foi incluído em produção um novo campo na definição de um item na API chamado codigo_cest. CEST significa Código Especificador da Substituição Tributária. Esta regra foi definida pela Nota Técnica (NT) 2015/003 e tem como objetivo uniformizar a identificação de mercadorias passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária.

Para quem emite NFe através de nossa interface, procure pelo campo CEST na aba “Fiscal” do cadastro de produtos.

Quando devo colocar este código?

Este código é obrigatório quando houver incidência de ICMS ST (substituição tributária). Em outras palavras, quando a situação tributária do ICMS for 10, 30, 60, 70 ou 90 (se houver campo ST preenchido) e no caso de empresas optantes pelo simples nacional, são os códigos 201, 202, 203 ou 900 (se houver campo ST preenchido). Este campo deverá ser especificado em cada item da NFe, de forma análoga ao código NCM.

Quando entrará em vigor a obrigação?

Em 1/abril/2018.

Como será formado este código e onde encontro ele?

O código é formado por 7 dígitos numéricos e pode ser encontrado no site do CONFAZ. Note que existe uma correlação com o código NCM, porém um código NCM pode ter mais de um CEST e vice-versa. Você pode também pesquisar o CEST através do código NCM através deste site.

O que acontece se não for informado o CEST em uma operação com ICMS ST?

A nota será rejeitada com a mensagem 806 – Rejeição: Operação com ICMS-ST sem informação do CEST.

Nosso suporte está a disposíção para esclarecer suas dúvidas no e-mail suporte@acras.com.br

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »