Tipos de Nota Fiscal e suas características.

João Vallim

Conteúdo

Em outros conteúdos falamos a respeito da  nota fiscal de serviço, nota fiscal eletrônica e a de consumidor. Mas você sabe diferenciar ou dizer qual a que deve ser utilizada por cada segmento? 

No Focus NFe trabalhamos com os três modelos existentes. Vamos explicar cada um deles aqui, confira:

NF-e: Nota Fiscal Eletrônica

Também conhecida como nota de produto, a NFe é uma das notas mais utilizadas e a que possui maior padronização da Sefaz, Secretaria da Fazenda. Essa nota pode ter dois tipos de operação:

  • Entrada – para quando os produtos estão sendo recebidos pela empresa 
  • Saída – Para quando os produtos estão saindo da empresa para outro local 

Outra informação contida na  Nota Fiscal de Produto é a sua finalidade, que podem ser:

  • Normal – Usada para nota que inicia uma operação, não referenciando outra nota
  • Complementar – usada em casos que é necessário corrigir algum erro na quantidade de mercadoria, preço da operação ou prestação.
  • NF-e Ajuste – utilizada para fins de escriturais onde, a operação não envolve um produto ou mercadoria, mas sim refere-se a algum ajuste necessário para a escrituração fiscal da empresa.
  • Devolução de Mercadoria – usada quando é preciso devolver uma mercadoria ao fornecedor, sendo assim, é anulado a operação de compra.

Existem regras claras para cada uma delas, que merecem artigos específicos. Porém, se estiver com algum problema ou dúvida o melhor seria falar com seu contador para saber qual finalidade usar para seu segmento.

NFCe ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Muito frequentemente usado no comércio varejista e tem como um dos objetivos substituir o Cupom Fiscal. Esta nota é utilizada para comprovar a aquisição de bens e produtos pelo consumidor final.

Algumas das suas características básicas são:

  • Possui QR-Code para facilitar a pesquisa da nota no site da SEFAZ;
  • Não exige a identificação do consumidor, ou seja não é uma obrigatoriedade;
  • Tem contingência offline, que possibilita a impressão da DANFE mesmo sem o acesso a Sefaz ou internet. O documento deve ser efetivado junto à SEFAZ assim que voltar a conexão com a Secretaria da Fazenda;
  • Possui estrutura do XML, semelhante ao da NFe.
  • Praticidade de uso com relação aos tradicionais Emissores de Cupom Fiscal, não necessita de Redução Z, Leitura X ou algum tipo de lacre ou bloqueio na impressora.
  • Utiliza impressora não fiscal.

NFSe ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Está é a nota emitida pelas empresas de prestação de serviço.

Sua estrutura é bem diferente duas citadas anteriormente, e as notas são autorizadas pelas prefeituras, não pela Sefaz. Dessa forma, os municípios possuem autonomia para criar o seu próprio padrão de campos e obrigatoriedades.

Sua principal característica é a obrigatoriedade de informar os dados referentes ao serviço prestado. Com uma alteração as nomenclaturas, na NFS-e o destinatário é tratado como tomador do serviço, pois é aquele que paga e contrata o prestador.

Agora, ficou mais fácil entender o tipo de nota fiscal que seu negócio vai fornecer? Quer ter mais tempo para investir na sua empresa? Então conheça todas as vertentes do Focus NF-e, e tenha integração ao seu sistema, assim cuidamos da burocracia para você!

Acompanhe também nossas atualizações através das nossas redes sociais:

Perfil no LinkedIn, Instagram e Twitter;

Página do Facebook;

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »