Focus NFe – Enviador de arquivos SAT / NFCe

O que é o Enviador de Arquivos?

O Enviador Focus NFe é uma alternativa para emissão de NFCe e uma forma de integração com os aparelhos SAT, para emissão de CF-e. Com ele é possível integrar o seu sistema de controle de vendas  de forma rápida e fácil, para emitir Cupom Fiscal Eletrônico SAT.

 

Download do enviador

Após solicitar o uso do nosso enviador pela equipe de suporte, será disponibilizado o link para download.

 

Preparando o ambiente

Antes de executar o comunicador, copie a DLL com nome SAT e o arquivo de configuração contidos no diretório do software de ativação do SAT para o mesmo diretório do comunicador. Certifique-se que a DLL esteja apenas com o nome SAT.dll.

Com o download concluído, escolha um diretório para instalação e crie uma pasta chamada “envios”. Depois, de duplo clique sobre o FocusNFeEnviadorNFCe.exe e clique no botão “Executar”.

 

Configurando o aplicativo

Assim que o sistema for aberto ele irá tentará enviar as notas, por isso, clique no botão “Parar”. Depois, clique em “Configurações”.

Em Configurações devemos configurar qual o tipo de emissão que será usado (NFCe ou CF-e S@T). Neste artigo, vamos abordar como é feito para emissão de CF-e SAT.

Clique na aba Cfe SAT e informe o código de ativação do aparelho e a assinatura digital (que será informado pelo nosso suporte).

Agora iremos configurar o emitente, clique sobre aba Empresa e informe o CNPJ, Inscrição Estadual e se a empresa pertence ao regime tributário Simples Nacional marque o campo “Simples Nacional”, se não deixe ele desmarcado para o regime Normal. Outros tipos de regime tributário não estão configurados no sistema, contudo, envie sua solicitação para nossa equipe de suporte no e-mail: suporte@acras.com.br

A última etapa será a configuração de impressão e configurações adicionais na aba Geral:

Dir. de Comunicação: Deve ser informado o diretório de instalação do Enviado e depois de escolhido, será criado algumas pastas para funcionamento, onde vamos explicar logo a frente neste artigo.

Impressão direta: É para imprimir sem exibir o CFe ou NFCe na tela. (recomendamos que deixe marcado)

Impressora: Escolha a impressora que será usada para imprimir os CFe.

Template Impressão SAT: É usado para quando existem customizações na impressão do Cupom Fiscal Eletrônico. Deixe em branco por padrão.

Sistema de pastas (ciclo de emissão)

Após feito as configurações, o Enviador estará pronto para uso.

 

Enviando um CF-e SAT

Formato de arquivo utilizado para autorização: CFE

Nome do arquivo deve ser a referência da nota, por exemplo, “Teste.CFE”, “cupon01.CFE” e etc.

Na pasta “envios”, deixe os arquivos para autorização, eles devem possuir a estrutura de chave e valor, iguais ao de um arquivo JSON.

Os campos usados são iguais aos usados em nossa API de emissão de NFCe, consulte nossa documentação aqui.

Para enviar as notas, abra o executável e, automaticamente, ele tentará enviar os cupons. Após autorizar os cupons o programa fará:

  • Criar um arquivo com o mesmo nome de referência, criado na pasta “enviados”, contendo apenas a chave de acesso;
  • O arquivo CFE será movido para a pasta “processados”;
  • Serão criados duas pastas sendo elas “XML” e a outra “PDF”, nelas serão criados arquivos XML e PDF para cada nota emitida, respectivamente;
  • Na pasta “Retornos” será criado um arquivo com a mensagem de autorização da nota, indicando o “OK” da Sefaz.

Caso ocorra erro na emissão do CFe, o arquivo CFE será mantido na “envios” e será criado um LOG do erro na pasta “retornos”.

Cancelando um CF-e SAT

Formato de arquivo utilizado para cancelamento: CFECANC

Para cancelar os cupons, entre na pasta “envios” e crie os arquivos no formato citado acima. Nestes arquivos informe a chave de acesso do cupom que será cancelado e, se nele estiver o CPF do consumidor, informe-o também.

Exemplo:

{
"chave":"número",
"cpf":"número"
}

Depois de criado os arquivos, abra o executável do Enviador e automaticamente ele fará:

  • O envio do cancelamento para o SAT, caso tenha sucesso, será criado um LOG na pasta “retornos” e o arquivo será movido para pasta “processados”;
  • Se o envio do cancelamento retornar algum erro, o arquivo ficará na pasta “envios” e será criado um LOG na pasta “retornos”.

Verificando os LOGs

Sempre que o programa tentar autorizar, cancelado ou obter erro, será criado um arquivo de LOG na pasta “retornos”. O nome deste arquivo será a referência usada no nome do cupom.

Obtendo o XML e PDF

Assim que um Cupom Fiscal Eletrônico SAT for autorizado, serão gerados duas pastas sendo elas a “XML” e “PDF”. Nelas serão concentrados todos os XMLs e PDFs.

Havendo qualquer dúvida sobre o funcionamento do Enviador Focus NFe, entre em contato com nossa equipe de suporte pelo e-mail: suporte@acras.com.br

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado