Novidades na API versão 2 para emissão de NFe e NFCe

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

Aproveitando a mudança iminente para NFe 4.0, alteramos a nossa API fazendo diversas melhorias para agilizar a emissão de notas fiscais, facilitar o desenvolvimento e aumentar a segurança do sistema.

A versão anterior da API irá continuar em operação por tempo indeterminado. Fica a critério do desenvolvedor fazer upgrade da sua versão.

Abaixo listamos as principais mudanças na API

1. Nova URL – Agora com versionamento de API e 100% REST

A API de NFe foi padronizada para seguir a mesma estrutura da emissão de NFCe (padrão REST) e agora a URL de emissão inclui a versão da API, exemplo: https://api.focusnfe.com.br/v2/nfe

É também obrigatório agora o uso de SSL em ambiente de produção.

2. Novo mecanismo de autenticação

Agora é possível usar o método HTTP Basic Auth ao invés de passar um token por parâmetro. O modelo antigo ainda funciona mas o novo modelo permite maior segurança, pois o token não será armazenado em histórico de navegadores ou em qualquer log de acesso.

3. Suporte a JSON, apenas JSON.

Abandonamos o suporte a linguagem YAML e agora é obrigatório o uso de JSON. Esta mudança foi feita pois agora JSON se tornou o padrão de facto para APIs REST, sendo que praticamente qualquer linguagem moderna possui uma biblioteca para serialização neste formato.

O padrão YAML apesar de parecer simples, não possui suporte nativo a todas as linguagens o que pode estimular o desenvolvedor a usar apenas concatenação de strings manual para serializar os dados. Isto poderia ocasionar problemas dependendo dos dados utilizados. Com o formato JSON e uso de bibliotecas adequadas, eliminamos este problema.

4. Cancelamento e Carta de Correção agora são síncronos

A operação de cancelamento de NFe  e a operação de emissão de Carta de Correção agora é síncrono, ou seja, não é necessário aguardar um processamento em segundo plano para isso. Isto simplifica a API de várias formas.

5. Cálculo automático de totais em NFe e NFCe

Alguns campos da API agora são calculados automaticamente com base nos itens recebidos. Você não irá mais precisar somar manualmente todos os impostos da nota. Esta melhoria é válida apenas para quem já migrou para NFe versão 4.00

6. Nota denegada agora não pode ser reenviada com a mesma referência

Um nota é denegada quando ocorre alguma irregularidade fiscal no cadastro do emitente e do destinatário. O SEFAZ considera este tipo de nota como se fosse uma “denúncia” e gera um número de nota e XML que devem ser armazenados como uma nota qualquer.

Um erro de nota denegada causava confusão pois um número era consumido e era permitido o reenvio da nota usando a mesma referência, fazendo com que esta mesma referência consumisse dois números de nota fiscal. Agora, uma nota denegada é um status final e a nota deverá ser reenviada (quando corrigido o problema do cadastro) apenas usando outra referência.

7. Reenvio de email por API

Agora é disponibilizada uma operação para enviar uma nota por email para qualquer endereço indicado.

8. Webhook (Gatilhos)

Agora é possível que nosso próprio sistema faça uma chamada na URL de sua escolha informando a mudança de status no processamento de uma nota fiscal. Desta forma você não precisará mais fazer “polling” para consultar o status do processamento. Ou seja, você envia a nota para autorização e nós avisamos quando ela for processada. Desta forma será possível eliminar o número de requisições à API e simplificar o processo de emissão.

A documentação da nova API você acessa aqui.

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »