A transformação digital não pode ser ignorada por empresas que querem obter sucesso. Nessa era de modernização, novos meios de gerar e arquivar informações de todos os tipos são usados. No caso da emissão de notas fiscais, o modelo eletrônico já está consolidado no mercado e é obrigatório para a maior parte das empresas.
Pensando nisso organizamos essa conteúdo, sobre Certificado Digital. Afim de que você entenda e aplique na prática em sua empresa.
O que é o Certificado Digital?
Cada vez mais as transações bancárias e a emissão de notas fiscais são feitas digitalmente. Para atestar a veracidade delas, existe uma assinatura digital com validade jurídica, a qual garante a identidade do portador. A assinatura funciona ainda como uma proteção dos dados emitidos virtualmente.
Esse Certificado Digital identifica digitalmente você (e-CPF) ou sua empresa (e-CNPJ), possibilitando a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e assinar diversos outros documentos eletronicamente. A união da facilidade de transações online com a segurança do certificado é ideal para otimizar o tempo e trabalho gastos com burocracias.
É obrigatório para as empresas ter o certificado?
O Certificado Digital dá autenticidade a você ou sua empresa na rede, tornando todas as transações seguras. A partir dessa segurança é possível realizar muitas operações de forma simples por vias eletrônicas, como:
- emissão de NFe (Notas Fiscais Eletrônicas) e NFCe (Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas);
- emissão de CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico);
- emissão de Manifestação do Destinatário;
- obtenção de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).
Quais são os tipos de certificados?
Existem dois tipos principais de certificado digital: o A1 e o A3. Embora ambos atendam às necessidades, apresentam particularidades que devem ser consideradas antes de adquirir o seu certificado.
Tipo A1
Esse certificado tem duração de um ano. O seu diferencial é não necessitar de um dispositivo externo, ficando armazenado no próprio computador. Por ser assim, essa modalidade é mais dinâmica, otimizando o processo de emissão de notas.
Essa opção de armazenamento utiliza o certificado em todos os tipos de dispositivos, seja qual for a hora, para todas as modalidades de serviços. Isso é essencial para emitir notas de serviços a clientes de qualquer local de atendimento.
Por isso, é altamente indicada a aquisição por meio de API, facilitando o processo de emissão de grandes fluxos de notas fiscais em qualquer local e gastando menos tempo.
A Focus NFe, assim como a maior parte das soluções online, aceita somente o certificado modelo A1 para emissão dos documentos fiscais.
Tipo A3
Com validade de 3 anos, a certificação A3 proporciona os mesmos serviços do A1, mas seu armazenamento é feito em uma unidade física, como um cartão ou Token USB (estrutura semelhante a um pen-drive).
Para ter acesso por outros dispositivos, é necessário levar essa chave física com você. E, acioná-la no equipamento que deseja usar, instalando um software em todos os dispositivos para reconhecê-la.
Essas particularidades diminuem o dinamismo da modalidade. Ela é mais cara, porém, como tem maior duração, barateia o custo por ano.
e-CNPJ ou Certificado específico para NFe
Há ainda um tipo especial de certificado dedicado exclusivamente para emissão de NFe. Esse certificado apresenta uma estrutura peculiar que:
- permite apenas a emissão de documentos fiscais eletrônicos, não aceitando a assinatura de outro tipo de documento ou uso do certificado para acesso a informações diversas das relacionadas à NFe;
- tem uma estrutura de validação direcionada para os dados necessários para emissão de NFe, portanto, a validação ocorre de forma mais rápida. Essa melhoria na performance favorece empresas com necessidades extremas, como a emissão de milhares de notas fiscais por hora.
Se sua empresa necessita emitir notas fiscais para clientes, fornecedores e demais notas em grande fluxo, é vantajoso optar pelo Certificado e-CNPJ modelo A1. A fácil portabilidade torna esse processo muito mais simples, reduzindo os desgastes da burocracia.
O Certificado Digital confere praticidade no cumprimento das obrigações fiscais, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, usando-se da tecnologia para tal. Além disso, ele garante a segurança durante esse processo, autenticando o portador. Adquirir um modelo de certificação ideal para otimizar o tempo de execução de tarefas, garantindo ótimo custo-benefício.