5 funcionalidades para seu sistema agregar mais valor para o cliente

5 funcionalidades para seu sistema agregar mais valor para o cliente

As funcionalidades para sistema são uma preocupação recorrente para quem quer entregar o melhor software para seus clientes. Contudo, como pensar nisso de forma estratégica para que o sistema, de fato, agregue valor para o consumidor final? É sobre isso que falaremos hoje.

Ficou interessado? Venha conosco e veja 5 funcionalidades que podem representar diferenciais no seu sistema!

1. Emissão automática de Nota Fiscal

Para otimizar a gestão financeira, bem como o tempo gasto na gestão de documentos fiscais, a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) faz-se uma excelente ferramenta.

Substituindo a Nota Fiscal tradicional, ela ainda ajuda a reduzir os custos, já que, por ser digital, não demanda recursos materiais e não está sujeita a erros de percurso.

2. Automatização da cobrança

Para atender melhor os clientes, o sistema oferecido precisa ter a capacidade de automatizar as cobranças. Principalmente para quem recebe recorrentemente de um mesmo pagador, essa funcionalidade é imprescindível.

Imagine que seu usuário recebe uma quantia todo mês de um cliente final. Agora, pense nisso sendo lançado manualmente todos os meses. Imagine ter que fazer o mesmo com os pagamentos de todos os outros clientes. Ineficiente, certo? Poupe-o desse trabalho.

3. Controle de tarefas recorrentes

A otimização dos processos internos também deve ocorrer quando o usuário fizer uso do seu sistema. Como no exemplo dado acima, tarefas recorrentes devem ser mecanizadas — no sentido do armazenamento, do envio e do encaminhamento de informações, principalmente.

A consulta de dados e a localização de notas, por exemplo, precisam ser instantâneas. Encontre formas de agilizar essas atividades, focando no que for burocrático. Ao pensar no desenvolvimento, considere as contingências e necessidades dos clientes.

Assim, você pode trabalhar soluções para atendê-los de forma satisfatória, gerando um diferencial competitivo para o seu software. Trabalhe estratégias que agilizem as principais ações do negócio do cliente.

4. Automação de envio de e-mails transacionais

Os e-mails transacionais são muito importantes porque demonstram a credibilidade do negócio. Sempre que o cliente utiliza o sistema para alguma transação, ele recebe um e-mail confirmando o que fez. No caso de quem trabalha com compras e prestações de serviços, é imprescindível enviar esse tipo de mensagem.

Mais uma vez, conforme a demanda aumenta, torna-se impossível dar conta manualmente de todas essas confirmações. Ter um sistema que envia e-mails de comprovações transacionais automaticamente é ideal.

Pensando além dos pagamentos, é possível enviar um desses e-mails quando, por exemplo, o cliente envia uma pergunta ou solicitação de contato. Além disso, o cliente pode receber automaticamente uma estimativa de resposta ou de prazo.

5. Criação automática de relatórios gerenciais

Uma coisa é certa quando o assunto é gestão: não se gerencia nada sem medir. As métricas são importantes para que ajustes na estratégia sejam feitos de acordo com a compatibilidade entre objetivos e resultados obtidos.

Bons sistemas têm a capacidade de gerar relatórios automáticos e enviá-los e/ou disponibilizá-los para gestores, parceiros e pessoas da equipe, mantendo todos a par da real situação do planejamento.

Sabendo, assim, se tudo corre conforme estabelecido nos planos de ação e, consequentemente, se é necessário algum ajuste para melhoria, a administração tem base para a tomada de decisão, podendo focar no crescimento do negócio.

As funcionalidades para sistema sempre devem ser pensadas com base no cliente final, contemplando as suas demandas e ajudando na excelência dos serviços prestados e dos processos executados por ele. Buscar por parceiros que auxiliem nessa jornada é a atitude mais inteligente por parte do desenvolvedor.

Gostou do nosso conteúdo? Outra postura de ouro é manter-se sempre atualizado acerca das tendências e atualizações do setor para poder atender e orientar melhor os clientes. Falando nisso, você está inteirado sobre as mudanças na versão 4.0 da NF-e? Preparamos um artigo apresentando todas as mudanças na API. Confira!

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado