Conheça 4 ideias para reduzir custos na empresa

Ricardo Acras

Conteúdo

Em um cenário empresarial cada dia mais intransigente, agir de maneira estratégica para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados é o que determina o quão longe um empreendimento pode ir. Nesse sentido, buscar ideias inovadoras para reduzir custos tornou-se uma necessidade.

Gerir melhor os custos operacionais de um negócio é o que permite alocar melhor os recursos — e isso viabiliza investimentos em áreas mais estratégicas e possibilita a garantia de um retorno mais satisfatório.

No entanto, nem sempre é tão simples promover essa redução. Muitas vezes, cortar gastos de maneira deliberada pode trazer efeitos negativos — por isso, é preciso agir de maneira inteligente, reduzindo os custos nos pontos certos.

Então, se você busca soluções para reduzir custos na empresa em que trabalha, a seguir listamos 4 boas ideias que você pode propor para que isso aconteça. Acompanhe!

1. Terceirizar serviços

Hoje, na grande maioria dos casos, terceirizar se tornou mais vantajoso que contratar, especialmente quando estamos falando de atividades que não estão relacionadas ao core business do negócio. Nesse sentido, terceirizar serviços adjacentes ao foco da empresa pode ser uma maneira bastante estratégica e efetiva de se reduzir custos.

Dito isso, pensar e desenvolver uma ferramenta focada em operacionalizar a terceirização pode ser uma alternativa viável para melhorar os custos internos. A exemplo:

  • da cobrança em vendas recorrentes a partir de um gateway de pagamentos;
  • do suporte de TI;
  • da gestão de CRM para o setor comercial etc.

2. Automatizar processos repetitivos

No contexto tecnológico atual, não dá mais para empresas perderem tempo e dinheiro com a execução de processos lentos, burocráticos e repetitivos. Além de funcionarem como um gargalo na produtividade, processos defasados tendem a ser mais onerosos para os cofres das companhias.

Entretanto, aqui está uma boa notícia: a solução para esse problema já existe! Atualmente, softwares e outros recursos de automação são empregados nos mais diversos setores empresariais. Então, por que não pensar em um solução automatizada que permita:

  • otimizar tarefas;
  • escalar atividades de maneira mais eficiente;
  • aumentar a produtividade;
  • reforçar a qualidade dos serviços prestados, entre outros benefícios.

De maneira geral, soluções tecnológicas capazes de oferecer os benefícios citados são demandados por empresas dos mais variados ramos. Logo, esse é um terreno fértil para se criar um produto de alta aceitabilidade.

3. Automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas

Seguindo com a ideia de automatizar processos, destacamos o diferencial que um gerenciador de Notas Fiscais eletrônicas pode trazer para o dia a dia de uma empresa.

Ter essa funcionalidade agregada ao sistema interno do seu negócio pode desburocratizar uma etapa crucial no processo de vendas, ajudando na redução de custos e no reforço à gestão de documentos fiscais, por eliminar a necessidade de expedientes manuais.

Além disso, essa solução pode melhorar a gestão financeira do empreendimento, organizando melhor os documentos originados a partir das transações e simplificando o recolhimento dos tributos devidos.

4. Avaliar melhor o regime tributário do negócio

Outra ideia que pode trazer reflexos positivos nos custos da empresa é avaliar e ajustar melhor o seu regime tributário. Como se sabe, no Brasil, a carga tributária é bastante elevada. Logo, realizar o enquadramento do negócio no regime tributário correto é fundamental para garantir que não se pague mais do que o necessário.

A legislação brasileira prevê três regimes distintos:

  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real;
  • Simples Nacional.

Cada um deles possui requisitos diferentes, assim como obrigações e benefícios variáveis, a depender do porte, faturamento e ramo da empresa. Nesse sentido, para garantir que a empresa esteja precisamente enquadrada, o recomendado é buscar auxílio de um profissional especializado.

Como vimos, ideias inovadoras para reduzir custos na empresa não faltam. Então, enquanto programador e conhecedor das vantagens da tecnologia, pensar em soluções voltadas para a simplificação de tarefas burocráticas, organização de documentos e otimização de processos, certamente trará um reflexo financeiro positivo.

E você, tem alguma ideia ou dúvida que queira compartilhar? Aproveite o embalo e deixe seu comentário abaixo. Será um prazer respondê-lo!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »