Conheça 4 ideias para reduzir custos na empresa

Conheça 4 ideias para reduzir custos na empresa

Em um cenário empresarial cada dia mais intransigente, agir de maneira estratégica para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados é o que determina o quão longe um empreendimento pode ir. Nesse sentido, buscar ideias inovadoras para reduzir custos tornou-se uma necessidade.

Gerir melhor os custos operacionais de um negócio é o que permite alocar melhor os recursos — e isso viabiliza investimentos em áreas mais estratégicas e possibilita a garantia de um retorno mais satisfatório.

No entanto, nem sempre é tão simples promover essa redução. Muitas vezes, cortar gastos de maneira deliberada pode trazer efeitos negativos — por isso, é preciso agir de maneira inteligente, reduzindo os custos nos pontos certos.

Então, se você busca soluções para reduzir custos na empresa em que trabalha, a seguir listamos 4 boas ideias que você pode propor para que isso aconteça. Acompanhe!

1. Terceirizar serviços

Hoje, na grande maioria dos casos, terceirizar se tornou mais vantajoso que contratar, especialmente quando estamos falando de atividades que não estão relacionadas ao core business do negócio. Nesse sentido, terceirizar serviços adjacentes ao foco da empresa pode ser uma maneira bastante estratégica e efetiva de se reduzir custos.

Dito isso, pensar e desenvolver uma ferramenta focada em operacionalizar a terceirização pode ser uma alternativa viável para melhorar os custos internos. A exemplo:

  • da cobrança em vendas recorrentes a partir de um gateway de pagamentos;
  • do suporte de TI;
  • da gestão de CRM para o setor comercial etc.

2. Automatizar processos repetitivos

No contexto tecnológico atual, não dá mais para empresas perderem tempo e dinheiro com a execução de processos lentos, burocráticos e repetitivos. Além de funcionarem como um gargalo na produtividade, processos defasados tendem a ser mais onerosos para os cofres das companhias.

Entretanto, aqui está uma boa notícia: a solução para esse problema já existe! Atualmente, softwares e outros recursos de automação são empregados nos mais diversos setores empresariais. Então, por que não pensar em um solução automatizada que permita:

  • otimizar tarefas;
  • escalar atividades de maneira mais eficiente;
  • aumentar a produtividade;
  • reforçar a qualidade dos serviços prestados, entre outros benefícios.

De maneira geral, soluções tecnológicas capazes de oferecer os benefícios citados são demandados por empresas dos mais variados ramos. Logo, esse é um terreno fértil para se criar um produto de alta aceitabilidade.

3. Automatizar a emissão de notas fiscais eletrônicas

Seguindo com a ideia de automatizar processos, destacamos o diferencial que um gerenciador de Notas Fiscais eletrônicas pode trazer para o dia a dia de uma empresa.

Ter essa funcionalidade agregada ao sistema interno do seu negócio pode desburocratizar uma etapa crucial no processo de vendas, ajudando na redução de custos e no reforço à gestão de documentos fiscais, por eliminar a necessidade de expedientes manuais.

Além disso, essa solução pode melhorar a gestão financeira do empreendimento, organizando melhor os documentos originados a partir das transações e simplificando o recolhimento dos tributos devidos.

4. Avaliar melhor o regime tributário do negócio

Outra ideia que pode trazer reflexos positivos nos custos da empresa é avaliar e ajustar melhor o seu regime tributário. Como se sabe, no Brasil, a carga tributária é bastante elevada. Logo, realizar o enquadramento do negócio no regime tributário correto é fundamental para garantir que não se pague mais do que o necessário.

A legislação brasileira prevê três regimes distintos:

  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real;
  • Simples Nacional.

Cada um deles possui requisitos diferentes, assim como obrigações e benefícios variáveis, a depender do porte, faturamento e ramo da empresa. Nesse sentido, para garantir que a empresa esteja precisamente enquadrada, o recomendado é buscar auxílio de um profissional especializado.

Como vimos, ideias inovadoras para reduzir custos na empresa não faltam. Então, enquanto programador e conhecedor das vantagens da tecnologia, pensar em soluções voltadas para a simplificação de tarefas burocráticas, organização de documentos e otimização de processos, certamente trará um reflexo financeiro positivo.

E você, tem alguma ideia ou dúvida que queira compartilhar? Aproveite o embalo e deixe seu comentário abaixo. Será um prazer respondê-lo!

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado