Descubra como uma empresa SaaS pode aumentar suas vendas

Ricardo Acras

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A tecnologia ganhou muito espaço na vida das pessoas e dos negócios, trazendo diversas facilidades e inovações que ajudaram a melhorar suas rotinas. Quando falamos de uma empresa SaaS, isso é ainda mais certo.

Por oferecer serviços on-line e em um modelo de assinatura, por mais que seja esse um negócio muito bem-aceito, ainda há algumas dificuldades que precisam ser enfrentadas — como a própria concorrência do mercado e a busca constante pela otimização dos serviços. E tudo isso se reflete nas atividades comerciais da empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 5 dicas exclusivas para quem trabalha nesse ramo e deseja aumentar as suas vendas! Continue lendo para conferir:

Utilize um bom CRM

Nossa primeira dica para que uma empresa SaaS aumente as suas vendas é optar pela utilização de um bom CRM (ou Customer Relationship Management). Esse é um tipo de ferramenta que ajuda a empresa a ter um melhor relacionamento com as oportunidades de negócio que aparecem, automatizando o contato com o cliente.

Contando com esse apoio, a equipe comercial consegue organizar melhor os seus contatos e conduzir o processo de vendas com mais inteligência, sempre focando na figura principal dessa ação: o próprio cliente.

Trabalhe com metas

Metas nada mais são do que etapas definidas para se alcançar um objetivo — bem como um ótimo método para medir o desempenho dos colaboradores. Principalmente na área de vendas, elas são fundamentais, pois serão um dos principais guias para que todo o time possa cumprir o seu papel.

Uma empresa que não trabalha com metas acaba ficando perdida, sem saber para onde ir. Então, se o seu negócio ainda não faz isso, é preciso começar desde já.

Entenda, contudo, que nem sempre a empresa encontrará as metas certas logo de primeira. É preciso de paciência e resiliência nessa jornada para fazer mudanças quando for preciso.

Implante Inside Sales

Está cada vez mais difícil colocar vendedores em campo para realizar vendas presenciais. Portanto, é preciso encontrar alternativas para que as atividades comerciais não parem, sendo até melhores que uma venda corpo a corpo. Uma delas é a metodologia de Inside Sales.

Traduzindo o termo para o português, temos algo como “vendas dentro do escritório” — ou seja, trata-se de aproveitar a tecnologia para realizar as conversas e prospecções com os clientes dentro da própria empresa.

Na prática, a sua equipe utilizará de recursos tecnológicos para fazer ligações, reuniões e demonstrações com os clientes, de forma que sejam mais produtivas e eficientes.

Utilize o Marketing de Conteúdo

Já é bem claro que o papel de uma empresa hoje, antes mesmo de vender, é educar o seu mercado. Por isso, é preciso oferecer um conteúdo para atrair clientes em potencial, bem como ajudá-los a caminhar na sua jornada de compra.

A melhor maneira de realizar isso é investir no Marketing de Conteúdo, oferecendo materiais que sejam relevantes para o seu público. Isso o levará a encontrar o seu negócio na web e a se interessar em consumir ainda mais conteúdos, até se tornar uma oportunidade real de negócio.

Estude o seu mercado de atuação

Por fim, nossa última dica é que você não deixe de estudar o seu mercado. Por mais que você já o conheça, sempre é possível ficar desatualizado e perder novidades. Afinal, é preciso entender as suas tendências bem como os seus pontos fortes quando comparado com a concorrência — e esta está sempre mudando.

Bom, tudo o que vimos neste post pode ser aplicado nas estratégias de vendas, bem como na prática, sendo levado para o discurso dos vendedores. Também é importante ressaltar que uma empresa SaaS deve utilizar da tecnologia como aliada nesse processo. Para todas as dicas vistas aqui, é possível encontrar apoio com esse recurso.

Enfim, gostou do post? Então, o que acha de conferir também nossas dicas práticas para melhorar a qualidade do software na sua empresa!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

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