Abrindo Empresas: Como gerenciar meu trabalho?

Abrindo Empresas: Como gerenciar meu trabalho?

Você cria sua empresa para vender seu produto, certo? A ideia é gerar ganhos. Ainda assim, passa a maior parte do tempo tentando reduzir custos. Qual o limite para a redução de custos? Pense um pouco!

Acertou, você pode ir até o zero, é só fechar a empresa. 

No limite, se você passa seu tempo focado apenas em reduzir custos, no fundo está buscando um jeito de fechar a empresa. Pode parecer brincadeira, mas muitas empresas que investem seu tempo exclusivamente nas otimizações locais dos centros de custo acabam fechando de fato. Elas perdem a conexão com os clientes.

Muito tempo atrás, para facilitar a gestão do trabalho em um mundo estável, pouco complexo e de baixa concorrência, foi criado o organograma. Ele ajudou muito na organização das especialidades, mas criou muros entre os feudos empresariais. Acirrou a busca por ótimos locais em detrimento dos ótimos globais. Coloque um cifrão em cima do organograma e você tem os centros de custos, e com eles a contabilidade de custos. Esse ainda é o paradigma atual. A contabilidade de custos estava em linha com o mundo de escassez de outros tempos.

Sabe uma coisa que não tem limite teórico? O ganho. 

O próprio motivo pelo qual criamos nossos negócios, veja você. Existe uma contabilidade de ganhos por aí, e ela é bem mais divertida, é infinita, traz desafios, conecta os feudos, volta a colocar o cliente no centro das decisões importante. A contabilidade de ganhos está em linha com o mundo abundante de hoje.

Existe muitas formas e modelos de organização para estruturar ou reestruturar sua empresa.

Gestão de Tempo

Quando falamos de gestão do tempo, temos os famosos quadrantes de urgência e importância. 

O quadrante I, que é o das coisas urgentes e importantes, é onde passamos a maior parte do tempo. É ali que está a redução de custos. Ela é sempre urgente. É como o gordinho que precisa sempre perder dois quilos urgente. E quando perde, ainda precisa perder dois quilos urgente.

O quadrante II é o quadrante das coisas importantes e não urgentes. É onde investimos no futuro, sem incêndio. É aqui que pensamos no ganho. Como podemos melhorar nosso produto, que características da minha solução posso evoluir para trazer o cliente ainda mais para perto de nós. Para, no final das contas, aumentar os ganhos de cliente, e consequentemente os nossos. Esse é o cara que está em forma, não está preocupado em perder peso, mas faz sua corrida diariamente, come bem, dorme bem, enfim, faz o que tem que ser feito, antes de precisar fazê-lo em modo emergencial.

Se sua empresa trabalha com escalas de trabalho, uma boa dica pode ser usar uma solução de gestão de escalas. Assim é possível poupar tempo com planilhas e pedidos de troca. Uma boa opção neste caso é o Escala.

No final das contas, gerenciar o tempo é apenas uma questão de decisão. Quero viver no mundo de abundância, ou quero insistir em me limitar a um mundo de escassez? Quero chegar no zero, ou quero o infinito? A minha resposta eu sei. E, você sabe a sua?

Artigo escrito por Rodrigo Acras

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário ou se preferir pode mandar em nosso perfil do LinkedIn ou na nossa página do Facebook.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado