Sistemas com Inteligência Artificial

João Vallim

Conteúdo

Muitas pessoas já ouviram falar em inteligência artificial, tanto em filmes como em soluções corporativas. Porém, poucos sabem definir como ela pode ser utilizada enquanto um fator estratégico no dia a dia de uma empresa.

Quer saber como isso pode ser feito e o que fez a inteligência artificial ser uma tendência de TI? Então, continue a sua leitura nesse post incrível! 

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (AI) é um conceito que define a capacidade de sistemas aprenderem rotinas automaticamente e executar processos que seriam feitos por humanos sem a necessidade de uma interação do usuário.

Esse é um conceito antigo e que, diante dos avanços dos últimos anos, tornou-se cada vez mais popular: hoje, com o apoio de tecnologias de aprendizado de máquina e processamento de informações, a IA pode ser aplicada em vários ambientes, eliminando riscos e dando mais performance para o negócio.

O que levou a inteligência artificial a tantas empresas?

A inteligência artificial está sendo adotada em vários negócios como uma forma de otimizar as rotinas internas e garantir uma maior e melhor performance para os times.

Essa tecnologia pode reduzir riscos ou erros além de aumentar a vida útil de equipamentos. Aplicada ao desenvolvimento de sistemas e serviços, a IA torna softwares mais inteligentes e amplia o seu potencial de fidelizar usuários.

Em outras palavras, a IA torna a empresa mais competitiva e rentável. Ela passará a ter um funcionamento mais eficaz. Seus serviços e produtos passarão a ter um maior potencial de mercado. Por fim, atrairão novos negócios a médio e longo prazo.

Como aplicar IA no meu negócio

Por ser uma tecnologia flexível, a IA pode ser aplicada em vários pontos do dia a dia de um negócio. Confira abaixo algumas das estratégias mais comuns para incorporar a inteligência artificial na rotina de negócios e nos seus serviços!

Aumento da automação

A automação é um dos principais pontos que levam empresas a investir na inteligência artificial. Soluções de gestão de infraestrutura com recursos inteligentes podem otimizar o controle de recursos e, assim, eliminar gastos. Dessa forma, a empresa consegue criar um ambiente de trabalho mais eficaz e prático.

Um sistema de refrigeração automatizado consegue, por exemplo, identificar o número de pessoas em um ambiente durante o dia e, assim, regular a intensidade do ar-condicionado, evitando desperdícios.

Já uma aplicação de emissão de notas fiscais poderia por exemplo realizar verificações nos impostos lançados apontando possíveis riscos fiscais.

Para empresas SaaS que possuem uma infraestrutura de TI complexa, o investimento na inteligência artificial pode auxiliar o negócio a ter uma melhor política de segurança digital.

Aplicações de monitoramento que possuem recursos inteligentes conseguem identificar ameaças com mais precisão, diminuindo vulnerabilidades e chances de um ataque dar certo. Elas aprendem os hábitos de usuários e, assim, conseguem identificar com alta precisão contas comprometidas e mitigar ataques automaticamente.

Personalização automática de conteúdos

No desenvolvimento de sistemas, a inteligência artificial pode ser utilizada como uma forma de melhorar a experiência do usuário. A aplicação aprenderá de maneira automática as funcionalidades que o usuário mais usa no seu dia a dia. Dessa forma, a solução pode definir um layout mais dinâmico, que prioriza recursos mais importantes e, assim, fideliza com mais facilidade o usuário final.

O investimento na inteligência artificial pode beneficiar uma empresa de várias formas. Os custos operacionais caem e as estratégias comerciais são otimizadas com mais precisão. Além disso, a rotina de trabalho passa a ser mais eficaz, seja com a eliminação de erros ou com a execução de rotinas automaticamente.

Gostou das nossas dicas? Então segue a gente no LinkedIn e no Facebook para receber mais novidades do blog!

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »