Código de serviço e CNAE: quais são as diferenças?

Ricardo Acras

O Código de Serviço e o Código de Atividade (CNAE) são duas das principais etapas a se definir ao abrir um negócio. Isso porque, caso eles sejam feitos indevidamente, a empresa pode pagar tributos desnecessários, ser bitributada e, ainda, obrigada a entregar uma série de atributos que não seriam cobrados em outras situações. Por isso, apesar de várias pessoas acreditarem que sejam sinônimos, é preciso deixar bem claro que um código de serviço é diferente do famoso CNAE. Confira o artigo de hoje e entenda em que consiste cada um e quais são as principais diferenças entre eles. Acompanhe!

Conteúdo

O que é CNAE?

O CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tem como objetivo categorizar por meio de códigos as atividades desenvolvidas em uma organização. Dentro dessa classificação, enquadram-se: empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e até mesmo profissionais autônomos.

A classificação de atividades torna possível conhecer nas administrações públicas federal, estadual e municipal, os cadastros e registros das atividades realizadas. Isso permite uma melhor gestão tributária e fiscalização quanto a ações fraudulentas.

Esse código de atividades econômicas padroniza os agentes econômicos na produção de bens de serviços. Ou seja, serve para delimitar quais operações a empresa  pode desenvolver e qual segmento integra.

A definição do CNAE envolve uma boa análise do negócio. É preciso refletir a respeito dos trâmites feitos, se a companhia presta apenas um serviço, se revende, industrializa ou comercializa, entre outros. 

Assim, é importante fazer um levantamento de uma série de perguntas para determinar a quantidade de CNAEs e quais são os mais relevantes.

Quais as diferenças entre Código de Serviço da Nota Fiscal e CNAE?

Como já mencionado, o CNAE tem relação direta com o enquadramento de uma empresa em seu ramo de atividade, seguindo um padrão federal.

Já o Código de Serviço conceitua o tipo de atividade prestada por uma corporação a nível local, definindo a alíquota para o recolhimento do imposto municipal, assim como a emissão de nota fiscal eletrônica.

Logo, o CNAE difere totalmente do código de serviço. No entanto, ambos devem ser estabelecidos de forma correta, levando em consideração as características do tipo de negócio.

Para não correr o risco de errar, é necessário contar com o acompanhamento de profissionais habilitados e capazes de selecionar de modo correto e preciso os códigos do negócio.

Como saber o código de um serviço?

Para determinar qual código de serviço deve ser utilizado, é fundamental começar pela correta definição da CNAE. Isso se deve ao fato de que os códigos de serviço são estabelecidos pela prefeitura da localidade onde a empresa está registrada, com base nas atividades econômicas listadas no CNPJ.

É importante observar que o CNPJ pode incluir tanto atividades principais quanto atividades secundárias, o que significa que pode haver mais de um código de serviço aplicável para determinar alíquotas de impostos e emitir notas fiscais.

Tabela de códigos de serviços prestados

A Lei Complementar 116/2003 disponibiliza uma lista de serviços em seus anexos e você pode conferir a tabela completa em: Tabela de Códigos.

Entretanto, como cada prefeitura tem a sua própria tabela, os códigos podem variar conforme o local. Vejamos um exemplo de tabela da cidade de São José dos Pinhais, no Paraná:

Lista de atividades

Acesse a lista completa em: Lista de Atividades

Código da Lei Complementar 116

A relação de atividades sujeitas à tributação do Imposto Sobre Serviços (ISS) abrange uma ampla diversidade e todas elas estão especificadas na Lei Complementar 116/2003

Portanto, é recomendado que se faça uma consulta a essa legislação junto com seu departamento de contabilidade para identificar o código correspondente a ser utilizado em suas faturas e registros.

Código municipal do serviço

A Lei Complementar 116/2003 estabelece a definição dos serviços à nível federal. No entanto, a atribuição do código de serviço para cada atividade a ser realizada no município é responsabilidade das prefeituras, e é feito de forma independente. 

As prefeituras podem até adotar um código municipal distinto daquele previsto na LC 116, como é o caso daquelas que utilizam o padrão ISSNET, por exemplo.

Quem define o Código de Serviço?

O Código de Serviço é estabelecido individualmente por cada prefeitura, o que significa que cada município possui sua própria relação de categorias de serviços.

A determinação do código apropriado a ser aplicado está vinculada à Classificação Nacional de Atividades Econômicas registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa.

Conclusão

Os códigos de serviço e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas são dois elementos essenciais no processo de emissão de notas fiscais e no cumprimento das obrigações tributárias. 

Enquanto o CNAE identifica as atividades econômicas da empresa, os códigos de serviço são estabelecidos pelas prefeituras e vinculam-se às atividades que estão sujeitas à cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS). 

As diferenças entre esses dois sistemas se relacionam à sua origem e função, sendo que a CNAE é uma classificação nacional, enquanto os códigos de serviço variam de acordo com o município. 

Entender a relação entre esses dois aspectos é fundamental para cumprir as obrigações fiscais e garantir a emissão adequada das notas fiscais em conformidade com a legislação vigente em cada localidade.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: converse com a nossa equipe!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »