Ideias para acelerar o seu negócio SaaS

Ideias para acelerar o seu negócio SaaS

Nos últimos anos, a oferta de aplicações SaaS ganhou popularidade no mercado. A necessidade de modelos de licenciamento mais flexíveis e de acordo com as demandas de um consumidor cada vez mais exigente mudaram a forma como a compra de soluções de TI é feita.

Para quem desenvolve sistemas, isso pode ser um grande desafio. Fidelizar consumidores ficou mais difícil, uma vez que a facilidade de cancelar uma licença agora é muito maior.

Porém, o uso de interfaces de programação de aplicações (Application Programing Interfaces ou APIs) pode contornar esse fato. Entenda melhor a seguir!

O que é um aplicativo SaaS?

Sigla para Software as a Service ou Software como Serviço, em português, o termo SaaS é normalmente adotado para os modelos de licenciamento de aplicações e soluções de TI com uma assinatura. Esse modelo se difere do licenciamento de sistemas tradicional, no qual o pagamento é feito uma única vez e o usuário tem acesso garantido a todas as atualizações durante o ciclo de vida da versão licenciada.

No caso do SaaS, enquanto a assinatura estiver ativa, o usuário receberá atualizações para a versão licenciada e as versões futuras. Além disso, como a aquisição é mais flexível, o custo por usuário é reduzido: isso tornou o SaaS muito popular nos últimos anos, uma vez que empresas estão cada vez mais buscando métodos flexíveis de gerir a sua infraestrutura de TI.

Por que investir em aplicações SaaS com suporte para as APIs?

Quem desenvolve softwares sabe do desafio que é conquistar e fidelizar clientes. Nos últimos anos, com o aumento do uso das aplicações de código aberto e a crise econômica, o investimento em estratégias que garantem uma boa rentabilidade ficou ainda mais importante. Nesse sentido, a busca pelo modelo SaaS é um dos pontos mais interessantes para manter usuários ativos e fidelizados.

No SaaS, a empresa fornece aos seus consumidores um plano de negócios flexível e alinhado às suas necessidades, no qual o cliente conta com mecanismos mais simples para gerir as suas licenças.

Nesse sentido, a venda de aplicações SaaS com o suporte para a API garante que a empresa tenha sempre meios para personalizar o sistema, conforme as necessidades do seu consumidor. As interfaces facilitam o aumento de recursos, reduzem as chances do sistema apresentar erros, integrando-se ao ambiente de trabalho do usuário, e tornam a ferramenta mais competitiva.

Se a empresa oferece uma solução capaz de se integrar de modo mais profundo ao ambiente do usuário, a companhia poderá personalizar a aplicação, aumentar funcionalidades e criar um ambiente de trabalho com qualidade, agilidade e segurança na troca de dados. Assim, o potencial de conversão de usuários torna-se muito mais amplo.

Como tornar as suas aplicações SaaS mais competitivas?

Quanto mais eficazes forem os processos de venda da sua empresa SaaS, mais fácil será para o vendedor alcançar novos leads e converter os mesmos em receitas. Abaixo, veja algumas dicas para tornar as suas estratégias mais eficazes!

Tenha Leads de qualidade

A geração de novos leads é um processo diário. Mas é importante que os vendedores foquem naqueles com maior potencial e alinhamento com o perfil do negócio. Só assim a taxa de conversão poderá ser correspondente aos objetivos da companhia.

Faça os times de marketing e vendas trabalharem juntos

Falhas de comunicação representam grande impacto negativo para o sucesso da empresa. Portanto, invista em estratégias para manter os times de marketing e vendas unificados, atuando lado a lado para alcançar novos consumidores. Dessa forma, gargalos e falhas ficarão muito menos frequentes.

Adote o ciclo de vendas

O ciclo de vendas é um importante mecanismo para garantir que os seus clientes sejam captados e fidelizados corretamente. Utilize esse mecanismo para identificar como melhorar o processo de abordagem da companhia, reduzir atritos que impedem a realização de compras e garantir que os consumidores sejam convertidos.

Eduque o seu consumidor

Os vendedores precisam de um roadmap para conseguir educar o consumidor sobre a importância que a companhia pode desempenhar no seu dia a dia. Diante disso, trace um conjunto de técnicas que auxiliem o time de vendas com uma abordagem bem estruturada e que auxilie o lead a compreender que ele necessita dos produtos do negócio.

Faça sempre o follow up

Sempre realize um follow up com os seus consumidores. Acompanhando os consumidores em suas jornadas de compra, a companhia cria uma relação mais sólida e confiável.

Adote APIs

Uma das melhores formas de otimizar aplicações SaaS é o investimento em APIs. As interfaces de programação auxiliam desenvolvedores a expandir o sistema, criando recursos com mais agilidade e reduzindo riscos. Veja, abaixo, algumas APIs gratuitas que você pode utilizar em suas aplicações SaaS!

Amazon API Gateway

O AWS (Amazon Web Services) é uma das principais plataformas de cloud computing do mercado. A nuvem da Amazon é utilizada por serviços de todo o planeta, especialmente devido a sua segurança e estabilidade. Para quem desenvolve aplicações SaaS, a empresa tem um conjunto de APIs que tornam o sistema mais inteligente.

Elas são disponibilizadas pelo API Gateway. Nesse serviço, a empresa pode realizar até 1 milhão de chamadas de API por mês gratuitamente. Assim, a companhia consegue avaliar se a ferramenta está sendo benéfica, além de adotar as APIs com muito mais segurança.

API Connect Service – IBM Bluemix

A IBM também investe em APIs. A sua solução, chamada de IBM API Connect, permite a gestão de todo o ciclo de vida de uma interface: da criação até a sua distribuição, todos os processos são executados em um ambiente centralizado.

Além disso, o foco na automação reduz o tempo necessário para a criação de uma API. A partir do Node.js, é possível trabalhar de modo ágil e integrado, reduzindo custos e ganhando mais agilidade na entrega de resultados.

Runscope

Testar a sua API sempre é importante. Quando a empresa cria uma solução personalizada, é crucial que ela seja entregue ao usuário apenas quando estiver pronta. Esses testes podem ser feitos com o apoio da Runscope.

A empresa possui uma plataforma web para o teste completo de APIs. Com o suporte a padrões como o Swagger 2.0, é possível avaliar a disponibilidade, funções de registro e depurar tráfego para até 25 mil pedidos gratuitamente.

Restlet Studio

O Restlet Studio permite a gestão de APIs com ferramentas visuais. As funcionalidades gráficas podem ser adotadas para a criação de métodos de consulta, gestão de parâmetros, autocriação de SDKs e autogeração de fórmulas para Java e Node.js.

Há suporte aos padrões Swagger e Rami, que podem ser alternados a qualquer momento. No plano limitado, o usuário pode executar até mil chamadas no ambiente de produção e testes ilimitados.

O investimento em tecnologia é visto por todo o mercado como uma forma de atingir melhores resultados comerciais. Muitas empresas miram nas soluções de TI para flexibilizar rotinas, ganhar agilidade e ter custos reduzidos.

Investir nas aplicações SaaS deve ser visto como um posicionamento estratégico. Essas soluções estão alinhadas com as necessidades do mercado: são mais flexíveis e competitivas, por contarem com um modelo de licenciamento econômico e prático.

Gostou deste post e quer investir em APIs? Então, fale com a gente!

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado