NF-e 4.0: como empresas podem melhorar com esse novo modelo?

Ricardo Acras

Conteúdo

O novo modelo de nota fiscal eletrônica, o NF-e 4.0, entrou em vigor no final do ano passado e trouxe algumas mudanças para as empresas. Uma das mais significativas foi a alteração do protocolo SSL, que apresentava vulnerabilidade, para o TSL 1.2 ou superior, garantindo maior proteção dos dados. Além disso, modificações no layout e outras mais técnicas também foram implantadas.

Ainda que, a princípio, pareça algo mais burocrático, todas essas substituições propiciam benefícios aos estabelecimentos, como padronização, clareza, segurança, controle, rastreabilidade.

Continue a leitura, a fim de ver mais detalhes e prepare seu sistema para a emissão!

NF-e 4.0: saiba as vantagens para sua empresa

Desde a implantação da nota fiscal eletrônica, em 2006, a Secretaria da Fazenda, ocasionalmente, realiza mudanças nos modelos das notas, a fim de facilitar a fiscalização e simplificar os processos existentes em um negócio. Enquanto no início, as pessoas viram essa introdução com certa desconfiança, hoje já é costume a emissão diária, que, segundo o site oficial da NF-e, já foram mais de 20 bilhões expedições.

Esse documento, por ser eletrônico, existe apenas digitalmente, no arquivo XML. Qualquer tipo de empreendimento que comercializa algum produto ou serviço é obrigado a atender a essas transformações e emitir notas fiscais, inclusive MEI ou pessoa física, em alguns casos.

Veremos, então, a partir de algumas das mudanças, os ganhos que tivemos!

Rastreabilidade dos produtos

A inclusão do novo grupo “rastreabilidade do produto” facilitando que mercadorias sujeitas a regulações sanitárias sejam rastreadas. O código da ANVISA será informado no campo específico, permitindo essa atividade. Isso possibilita maior segurança e controle dos itens, evitando roubos ou extravios.

Formas de pagamento

Enquanto antes a informação pedida era, apenas, referente à vista ou ao prazo, agora é preciso mais detalhes, como dinheiro, vales, cartões. As modalidades de frete também ficam mais específicas. Isso dá ao setor financeiro maior clareza, evitando erros e facilitando a visão no controle da entrada e da saída de dinheiro.

Fundo de combate à pobreza (FCP)

Esse imposto é previsto pela Constituição Federal e recebe recursos oriundos do ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Agora, com o campo individual, haverá mais especificidade e clareza para os empresários sobre os tributos pagos, além de transparência nas fiscalizações da Secretaria da Fazenda.

Operações com combustíveis

Os novos campos a serem informados possibilitam maior compreensão do produto comercializado, com a identificação do percentual de mistura GLP e a descrição do código ANP. Isso fornece mais segurança e monitoração aos administradores de postos de combustíveis sobre as características dos produtos que estão sendo comercializados aos seus clientes.

O intuito por trás de todas as mudanças que ocorrem de tempo em tempo é deixar os processos cada vez mais automatizados, ágeis e seguros para as empresas. Quanto maior detalhamento das operações, maior clareza ao FISCO e à área de contabilidade na instituição. A otimização das atividades, do tempo e a visão mais ampla também são beneficiadas.

É importante manter-se atualizado com o sistema e todas essas mudanças, a fim de garantir melhorias à empresa e evitar erros comuns. Todavia, quem puder contar com um software confiável não irá ter motivos de preocupação com essas alterações da NF-e 4.0, pois elas já são automáticas, para se adaptar às novas realidades.

Compartilhe este post nas redes sociais, para que mais pessoas tenham esses conhecimentos também!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »