Saiba como fazer sua empresa crescer como estas 3 empresas de SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

O modelo de software como serviço (Software as a Service – SaaS) é cada vez mais comum. Trata-se de uma tecnologia que permite acesso remoto e navegação em nuvem por meio de assinatura. Isso traz praticidade para os usuários e bons resultados para os desenvolvedores.

Entretanto, têm surgido muitas organizações quem vendem SaaS no mercado — o que amplia a concorrência. Nesse cenário, é comum que haja ansiedade inicial, que leva muitos empreendedores a cometerem falhas no processo. Por isso, é preciso saber como fazer sua empresa crescer e se destacar.

Quer ver formas de impulsionar o negócio e exemplos de empresas que vendem SaaS e cresceram no mercado? Continue a leitura!

Dicas de como fazer a empresa crescer

Não basta, hoje em dia, ter um produto bom. A competição é acirrada e sobressair-se é primordial. As dificuldades diárias no trabalho também são muitas: é preciso manter os clientes atuais, conquistar novos, lidar com um volume alto de demandas e ainda ter tempo para tudo. Confira, a seguir, como agir!

Tenha equipes qualificadas

As competências dos trabalhadores são essenciais. Elas influenciam as ações individuais e, quando somadas, elevam o desempenho da organização. Então, é importante levar a sério o processo de recrutamento e seleção, assim como o treinamento quando forem constatadas deficiências na execução das tarefas.

Quebre barreiras na comunicação

A comunicação pode ser prejudicada em empresas que têm muitos funcionários e departamentos. Nesse caso, os feedbacks chegam enviesados, as metas gerais não são compartilhadas e as dificuldades não são percebidas por todos. Para evitar gargalos nos processos, as mensagens devem ser claras, fluidas e de fácil acesso.

Integre os setores

O foco do negócio é ter sucesso nas vendas, não é mesmo? Para que isso aconteça, os departamentos, em vez de olhar apenas para si mesmos, precisam enxergar o produto final. Em vez de haver disputas entre os setores, é essencial que haja sinergia, colaboração e visão sistêmica.

Diversifique os modelos de marketing e de vendas

Vendas demandam testes e comparações: só assim é possível fazer o marketing enaltecer as características do produto de modo a convencer o consumidor. Então, os modelos self-service, transacional e enterprise, assim como as estratégias de propaganda, deve ser analisados em testes A/B.

Exemplos de empresas que cresceram no modelo SaaS

Apresentamos, a seguir, três companhias que cresceram no mercado de SaaS. Confira!

1. Survey Monkey

A Survey Monkey é a maior empresa do segmento de enquetes e pesquisas. A solução, que ajuda outras companhias na previsão de tendências, tem mais de 30 milhões de clientes pagantes no mundo. No Brasil, nacionalizou a operação em 2015: por isso, cobra na moeda do país e emite notas fiscais.

2. Salesforce

Seu software de gestão de relacionamento com o consumidor (Customer Relationship Management – CRM) ajuda as marcas a melhorarem sua relação com o cliente. Fundada em 1999, a empresa hoje está em mais de 23 países, inclusive no Brasil. Tem, em sua carteira de clientes, de pequenas e médias empresas (PMEs) a multinacionais.

3. Intelliflo

Desde 2004, oferece um serviço de suporte ao mercado financeiro. Quando mudou sua estratégia de outbound para inbound marketing, alcançou mais leads. A tática inbound requer integração entre os departamentos de marketing e de vendas para que as ações produzam os resultados esperados.

Para saber como fazer sua empresa crescer, é preciso ter em mente que o produto precisa, antes de tudo, agradar o consumidor. Além disso, todos — não apenas os profissionais de vendas — devem ser responsáveis pelo sucesso do software.

Está preparado para fazer sua empresa ser bem-sucedida? Então, continue com a gente e confira as vantagens de usar uma API no segmento SaaS.

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »