Saiba como fazer sua empresa crescer como estas 3 empresas de SaaS

Saiba como fazer sua empresa crescer como estas 3 empresas de SaaS

O modelo de software como serviço (Software as a Service – SaaS) é cada vez mais comum. Trata-se de uma tecnologia que permite acesso remoto e navegação em nuvem por meio de assinatura. Isso traz praticidade para os usuários e bons resultados para os desenvolvedores.

Entretanto, têm surgido muitas organizações quem vendem SaaS no mercado — o que amplia a concorrência. Nesse cenário, é comum que haja ansiedade inicial, que leva muitos empreendedores a cometerem falhas no processo. Por isso, é preciso saber como fazer sua empresa crescer e se destacar.

Quer ver formas de impulsionar o negócio e exemplos de empresas que vendem SaaS e cresceram no mercado? Continue a leitura!

Dicas de como fazer a empresa crescer

Não basta, hoje em dia, ter um produto bom. A competição é acirrada e sobressair-se é primordial. As dificuldades diárias no trabalho também são muitas: é preciso manter os clientes atuais, conquistar novos, lidar com um volume alto de demandas e ainda ter tempo para tudo. Confira, a seguir, como agir!

Tenha equipes qualificadas

As competências dos trabalhadores são essenciais. Elas influenciam as ações individuais e, quando somadas, elevam o desempenho da organização. Então, é importante levar a sério o processo de recrutamento e seleção, assim como o treinamento quando forem constatadas deficiências na execução das tarefas.

Quebre barreiras na comunicação

A comunicação pode ser prejudicada em empresas que têm muitos funcionários e departamentos. Nesse caso, os feedbacks chegam enviesados, as metas gerais não são compartilhadas e as dificuldades não são percebidas por todos. Para evitar gargalos nos processos, as mensagens devem ser claras, fluidas e de fácil acesso.

Integre os setores

O foco do negócio é ter sucesso nas vendas, não é mesmo? Para que isso aconteça, os departamentos, em vez de olhar apenas para si mesmos, precisam enxergar o produto final. Em vez de haver disputas entre os setores, é essencial que haja sinergia, colaboração e visão sistêmica.

Diversifique os modelos de marketing e de vendas

Vendas demandam testes e comparações: só assim é possível fazer o marketing enaltecer as características do produto de modo a convencer o consumidor. Então, os modelos self-service, transacional e enterprise, assim como as estratégias de propaganda, deve ser analisados em testes A/B.

Exemplos de empresas que cresceram no modelo SaaS

Apresentamos, a seguir, três companhias que cresceram no mercado de SaaS. Confira!

1. Survey Monkey

A Survey Monkey é a maior empresa do segmento de enquetes e pesquisas. A solução, que ajuda outras companhias na previsão de tendências, tem mais de 30 milhões de clientes pagantes no mundo. No Brasil, nacionalizou a operação em 2015: por isso, cobra na moeda do país e emite notas fiscais.

2. Salesforce

Seu software de gestão de relacionamento com o consumidor (Customer Relationship Management – CRM) ajuda as marcas a melhorarem sua relação com o cliente. Fundada em 1999, a empresa hoje está em mais de 23 países, inclusive no Brasil. Tem, em sua carteira de clientes, de pequenas e médias empresas (PMEs) a multinacionais.

3. Intelliflo

Desde 2004, oferece um serviço de suporte ao mercado financeiro. Quando mudou sua estratégia de outbound para inbound marketing, alcançou mais leads. A tática inbound requer integração entre os departamentos de marketing e de vendas para que as ações produzam os resultados esperados.

Para saber como fazer sua empresa crescer, é preciso ter em mente que o produto precisa, antes de tudo, agradar o consumidor. Além disso, todos — não apenas os profissionais de vendas — devem ser responsáveis pelo sucesso do software.

Está preparado para fazer sua empresa ser bem-sucedida? Então, continue com a gente e confira as vantagens de usar uma API no segmento SaaS.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado