NFe e NFSe: Entenda as diferenças

Welker Zigante

Conteúdo

O avanço da tecnologia, sem dúvida alguma, é fundamental para que processos uma vez burocráticos se tornem fáceis e ágeis. Um ótimo exemplo é o sistema eletrônico de emissão de notas fiscais. Hoje é muito fácil entender qual o tipo de nota que mais se adequa ao seu negócio, sendo que as mais populares são a NFe e NFSe. Mas você sabe qual a diferença entre elas e quando emiti-las? Hoje esclarecemos tudo.

O que é NFe e NFSe?

A NFe (Nota Fiscal Eletrônica ou Nota Fiscal Eletrônica de Produtos) registra a venda de produtos, algo físico, como: televisores, celulares e livros. Já a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFSe) deve ser emitida por quem presta algum tipo de serviço, por exemplo : academias, hotéis e salões de beleza.

Vale ressaltar que a NFSe também é válida para a prestação de serviços digitais, como cursos on line, e-books e também para os SaaS (vendas de softwares e soluções digitais como um serviço).

Os órgãos emissores que registram e validam esses documentos não são os mesmos: a NFe é regulamentada pelo Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e a NFSe pelas Prefeituras, através do RPS (Registro Provisório de Serviços).

Como gerar uma NFe?

Como adiantado acima, para emitir uma NFe é necessário que cadastro na Sefaz seja efetuado. É esta a Secretaria que fará o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no âmbito Estadual, e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no Federal.

Quando as informações cadastrais forem validadas, é concedida a consulta via Internet e todos estes dados são encaminhados à Receita Federal. Após este trâmite, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) é emitido, assegurando que o transporte do produto está ocorrendo de maneira correta.

Como gerar uma NFSe?

Emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviço é um pouco mais fácil, já que as prefeituras possuem um portal de acesso. Basicamente, a empresa encaminha
os dados para a prefeitura que retorna com o Recibo Provisório de Serviços (RPS). Após, o sistema municipal converte o RPS em Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.

Porém, tenha em mente que cada prefeitura tem metodologias diferentes, ou seja, os dados solicitados podem variar de acordo com o município.

Mas, afinal, quais as principais diferenças entre NFe e NFSe?

  • Layouts de integração: A NFe possui uma maior quantidade de informações, já que atende diversos ramos de atividade. A tecnologia não muda, porém, cada Sefaz implementou o sistema de um jeito diferente. Já NFSe possui um layout simples, porém com informações e estruturas que variam conforme os municípios. No caso da Focus, há plataformas que agregam o padrão da NFS-e e oferecem uma API para nota fiscal única.
  • Portal de digitação de nota eletrônica: A Sefaz não possui um portal na internet para os contribuintes realizarem a emissão da NFe. Já para a NFSe, as prefeituras disponibilizam um site com esta finalidade.
  • Transmissão de notas e retorno: Na NFe os lote de notas são transmitidos para a Sefaz, que confirma o recebimento e em seguida, efetua o processamento dos dados. Na NFSe, geralmente os municípios iniciam o processamento assim que o envio do RPS é feito.
  • Tempo de processamento: Na NFe o tempo de processamento é praticamente imediato. Já a NFSe pode levar até 24h, dependendo da cidade.
  • Solicitações possíveis: Você pode solicitar autorização, cancelamento e até mesmo a inutilização de uma NFe, porém na NFSe você apenas pode requerer o cancelamento e em raras exceções, a substituição.

Definitivamente, existem muitas vantagens na emissão de notas eletronicamente, como facilidade de fiscalização dos processos e automação das operações por vias cada vez mais modernas, porém, como também podemos notar, tanto as Prefeituras como a Sefaz possuem as suas particularidades, visto que não estão integradas.

Por isso, é recomendável investir em uma plataforma que realize a emissão de notas fiscais de maneira automática e que se integre facilmente a qualquer sistema. Desta forma, além de economizar tempo, a chance de erros e falta de informações praticamente deixam de existir.

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »