5 dicas para um Atendimento de Qualidade

5 dicas para um Atendimento de Qualidade

O setor de atendimento ao cliente é uma parte fundamental da estrutura da empresa. Eles são os responsáveis de manter a relação com o cliente. Seu objetivo é garantir a fidelização dele ou aquisição de mais serviços. 

As empresas que tendem a ter uma alta demanda de clientes contam com muitas equipes,  para dar assistência a todos os chamados. Na Acras Sistemas, o cenário é outro, atendemos mais de 1600 clientes com uma pequena equipe trabalhando na área de suporte e atendimento. E, ainda assim temos um excelente feedback de nossos clientes. Quer saber como? Continue a leitura!

Atendimento na Acras

Nossa empresa possui uma grande variedade no que diz a respeito dos setores de nossos clientes. De gráfica a vestuário, venda de eletrodomésticos a serviço de delivery, empresas nacionais a estrangeiras. Isso traz uma leve dificuldade ao trabalho manual do dia a dia, já que temos que entender o operacional de todos.

O verdadeiro diferencial da Acras, está no estrutura de trabalho. A equipe como um todo sabe sobre suas atividades, através da Daily Meeting, onde compartilhamos todas as atividades no dia anterior e o que planejamos fazer no dia de hoje. Assim, todas as equipes conseguem ver o andamento do trabalho em escala geral.

Uma das premissas da empresa é a excelência no atendimento ao cliente. E, apesar de equipe pequena, todos são profissionais capacitados e treinados para conseguir atender as demandas. 

Fazemos o uso do SLA (do inglês Service Level Agreement), traduzido como Acordo de Nível de Serviço. Através dele é definido os parâmetros dentro do atendimento que a empresa de serviço irá disponibilizar para os clientes. Adequamos para nossas próprias exigências e montamos o nosso próprio SLA.

Tenha um bom atendimento

1. É um prazer ajudar você!

Ao receber um chamado do cliente, a possibilidade dele estar nervoso ou até mesmo irritado é muito grande. Seja paciente, tenha empatia e pratique sua simpatia!

2. Aplique o S.C.O.T.

Ele será seu companheiro de trabalho, com a ajuda dele você pode evitar muitos problemas com o cliente no momento do atendimento:

  • Segurança: esteja seguro e confiante quando falar com um cliente. Ao explicar de um problema você não passar a segurança de que entende sobre o assunto, isso irá prejudicar a imagem da empresa para aquele cliente.
  • Clareza: ao conversar seja claro, evite ser mal compreendido pelo cliente.
  • Objetividade: ser objetivo é fundamental, assim o cliente não se sentirá enrolado. Isso, sem contar que o atendimento poderá fluir mais rápido.
  • Transparência: Isso é indispensável no relacionamento entre empresa e cliente. Faça um atendimento com transparente e com informações claras e coesas.

3. Diga não ao abandono

Não deixe o cliente com dúvidas. O atendimento só termina quando o cliente não tem mais questionamentos sobre o serviço e o problema foi resolvido.

4. Cordialidade não é coisa do passado

Pode falar a vontade: por favor, com licença e obrigado. Essas palavras não saem de moda.

5. Pratique sua humanização

Ao conversar com um cliente evite as respostas monossilábicas, dê respostas completa, deixe o cliente confortável e saber que no momento do atendimento ele terá 100% da sua atenção. Não seja um robô!

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nossas atualizações em nosso perfil do LinkedIn ou pela página do Facebook.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado