Como funciona a contingência offline da NFCe

Como funciona a contingência offline da NFCe

Agora a contingência offline será usada automaticamente quando o servidor da SEFAZ estiver fora do ar, nos estados onde isto é permitido. Quando encontrada uma falha na comunicação, será gerado um XML temporário contendo a requisição da NFCe e será gerado uma DANFCe em duas vias (uma para o contribuinte e outra para o consumidor). A NFCe será retransmitida automaticamente por nossa API, substituindo o XML e a DANFCe pela versão final.

Não há necessidade de fazer nenhuma adaptação na forma de comunicação com a API, porém adicionamos alguns campos para que o desenvolvedor saiba a forma como a nota foi emitida.

Como funciona a emissão em contingência offline

Ao tentar emitir uma NFCe, iremos tentar comunicação com a SEFAZ. Caso a comunicação seja realizada com sucesso, a nota será emitida e a DANFCe gerada. Porém, caso a comunicação não seja possível, iremos imediatamente emitir uma outra nota (com numeração subsequente) em contingência offline. Isso significa gerar um XML e DANFCe temporários até que a comunicação com a SEFAZ seja reestabelecida. Ao final, os dados gerados serão devolvidos na requisição de autorização. Todo este processo é síncrono.

É necessário emitir uma outra nota pois não há garantias de que a SEFAZ não tenha recebido a requisição original. Desta forma, é mais prudente emitir a nota com outro número e posteriormente consultar a nota original para confirmar o seu status, assim evitamos erros de duplicidade de numeração ao fazer a efetivação da contingência quando os servidores da SEFAZ voltarem a responder.

Será de responsabilidade de nossa API, após devolver o XML e DANFCe temporários, tentar reestabelecer comunicação com a SEFAZ ao longo das próximas 24 horas após a emissão. Quando conseguirmos conectividade novamente serão efetuadas duas ações:

  1. A nota emitida em contingência será efetividade na SEFAZ e iremos substituir o XML e DANFCe por suas versões definitivas
  2. Iremos consultar o status da requisição original. Caso a nota tenha sido autorizada, é feito o cancelamento da nota. Caso ela realmente não tenha sido autorizada, o número é reaproveitado para as próximas emissões.

Novos campos na API

Apesar de não ser obrigatório nenhuma mudança na forma de se comunicar com a API, adicionamos alguns campos na resposta da NFCe caso o desenvolvedor queira ter mais controle sobre o processo de emissão. Os novos campos são:

  • contingencia_offline: Booleano. Este campo irá aparecer apenas quando a nota tiver sido emitida em contingência offline.
  • contingencia_offline_efetivada: Booleano. Quando a nota tiver sido emitida em contingência offline, este campo irá mostrar se a nota já foi efetivada (transmitida para a SEFAZ) ou não.
  • tentativa_anterior: Esta chave irá conter outros campos quando conseguirmos determinar o que houve com a tentativa original. Esta seção poderá conter os seguintes campos:
    • status: autorizado, processando_autorizacao ou cancelado. A API irá automaticamente proceder com o cancelamento quando necessário
    • serie
    • numero
    • chave_nfe
    • caminho_xml_nota_fiscal
    • caminho_xml_cancelamento

Você pode realizar uma consulta da NFCe a qualquer momento para verificar o valor atualizado destes campos, após a emissão em contingência.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado