6 Motivos para sua empresa emitir Nota Fiscal

6 Motivos para sua empresa emitir Nota Fiscal

Em outras publicações vimos o que é a NF-e, como emitir, e quais são os tipo de notas que existem. Agora, vamos falar da importância para o seu negócio de fornecer nota fiscal.

O objetivo  da implementação da NF-e é a substituição do modelo tradicional em papel para o modo eletrônico, consequentemente otimizando os processos, pois é um procedimento mais prático e eficaz tanto para a fiscalização do governo, como para a própria administração da empresa que emite.

Por que emitir nota fiscal?

As notas fiscais são a prova de que as empresas pagam os devidos tributos ao governo, isso gera confiança para os fornecedores e clientes. Além disso, as notas são o alicerce de toda contabilidade da empresa, sendo imprescindível para mantê-la em dia. O uso das notas como forma de administração, não é de uso exclusivo para empresas,  também é utilizado por terceiros interessados na sua contabilidade.

A emissão de NF-e é claramente uma obrigação no mundo do comércio e dos negócios, o não cumprimento desta lei, poderá acarretar para  sua empresa dívidas tributárias com o governo Federal além de ser considerado crime.

O cotidiano  dos vendedores e consumidores estão ligadas pela NF-e: Documento que registra a venda de mercadorias ou prestação de serviços. Contando com a assinatura digital, a nota acaba por ter validade jurídica e fiscal, por isso, separamos as principais vantagens de usar a emissão de notas, confira nos parágrafos abaixo:

Motivos para Emitir Nota Fiscal 

1 – Credibilidade

Ao fazer uso da Nota Fiscal Eletrônica, você tem credibilidade  no seu negócio. Fideliza o relacionamento com seus clientes de modo online, e assim aumenta a confiança na sua empresa. Lembrando que a nota fiscal é direito de todo consumidor, até mesmo para segurança do cliente caso precise efetuar troca de mercadorias. Se a companhia não disponibilizar, a mesma estar cometendo sonegação fiscal, definido no art. 1º da Lei 8.137/90.

2 – Sem Erros

A NF-e reduz as possibilidades de erros na digitação, porque você usa um banco de dados com as informações sobre os seus próprios produtos e o valores cadastrados.

3 – Logística

Dependendo da necessidade do  seu cliente, ele precisará da nota de imediato, mas não é necessário gastar com correio ou motoboy. Envie por e-mail, é o canal mais rápido, prático e econômico que existe.

Guardar  notas? Não há necessidade de arquivá-las em modo físico, você poderá  armazenar tudo no seu computador, servidor ou na própria nuvem.

4 – Sustentabilidade

Conforme citamos anteriormente uma das principais razões da NF-e é substituir a nota em papel, evitando desperdícios, gastos desnecessários com papel, bobina e impressora. Tenho certeza que o meio ambiente e seu negócio agradecem!

5 – Fim do Arquivo Morto! 

Para encontrar uma nota fiscal, é só fazer uma busca pelo nome do cliente no sistema de forma prática, simples e segura.

6 – Segurança

O Cliente perdeu a nota? É fácil resolver. Envie por e-mail e assim você garante a entrega ao cliente.

Não quer mais perder tempo? Foque na sua empresa e deixe a burocracia com o Focus NF-e.

Acompanhe também as nossas atualizações através das nossas redes sociais:

Perfil no LinkedIn, Instagram e Twitter;

Página do Facebook;

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado