O que você precisa saber sobre E-commerce?

O que você precisa saber sobre E-commerce?

A palavra E-commerce, está sendo muito utilizada nesses últimos anos. Digo isso, pois o termo popularizou tão rápido, que o seu significado não acompanhou esse crescimento, já que muitas pessoas não fazem ideia da força e abrangência dessa palavra tão comum no mundo tecnológico.

Mas você sabe o que ela significa? Traduzindo ao pé da letra, E-commerce é comércio eletrônico, ou seja, são transações de compras e vendas efetuadas por lojas digitais. Alguns acreditam que toda forma de vender pela internet pode ser um E-commerce, quando na verdade temos outras modalidades para isso, como Marketplace. De um modo simples e resumido, para ser um E-commerce é preciso de uma plataforma digital onde existam produtos de uma única empresa, fabricante ou revendedor.

Um detalhe importante sobre essa modalidade de comércio, é que em momento algum  há presença de um terceiro que faça a intermediação no processo de compra ou venda.

Hoje, os segmentos ou nichos que o E-commerce tem disponibilizado são os mais diversificados, e estão presente no mundo todo, como; no  ramo alimentício, de vestuário,, perfumaria,eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos dentre outros. Confira os mais vendidos em 2016:

Como Surgiu o E-Commerce?

A história do E-commerce é no mínimo curiosa. Houve um suposto início em 1970, com alunos da Universidade de Stanford e do MIT (Instituto Tecnológico do Massachusetts) que usaram a ARPANET – uma antecessora da internet, que foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, para comercializar drogas, porém a primeira experiência real de um sistema de compra e venda online, aconteceu tempos depois. 

Em 1979, o empreendedor executivo da área de TI, Michael Aldrich utilizou uma televisão modificada, ligada via telefone em um computador, e com esse aparelho chamado Videotex, era possível fazer compras. Esse produto é como podemos dizer, um precursor do E-commerce, chamado Teleshopping.

Só dois anos depois que o primeiro sistema online shopping B2B foi lançado pela empresa de turismo Thomson Holidays UK.

Um fato muito interessante é que apesar de lançarem o sistema em 1991, só em 1995  o website foi ao ar, ou seja, antes eles não eram tão conectados, ao contrário do que  vemos hoje, devido a evolução tecnológica. 

Voltando ao início dos anos 90, Tim Berners Lee, físico britânico e cientista da computação, criou o primeiro buscador da web, chamado WorldWideWeb, esse foi o pontapé inicial que precisávamos. A partir desse momento, a navegação na internet ganhou força, já que  anteriormente o acesso era restrito apenas para empresas.

Em 1992, o primeiro website comercial foi criado, o mesmo vendia livros online e processava os pagamentos via cartão de crédito.

Já em 1995, foram fundadas as empresas: Amazon por Jeff Bezos, e eBay por Pierre Omidyar

No Brasil

O E-commerce no Brasil teve início através  do empreendedor Jack London, um brasileiro que visitou os Estados Unidos em 1995. A viagem de London tinha como objetivo conhecer a sede da Amazon, localizada em Seattle. Ao visitar a empresa e ver todo o seu funcionamento, voltou ao Brasil e iniciou a criação da Booknet, a primeira loja virtual do país que entrou no ar em fevereiro de 1996.

Após  alguns anos, Jack vendeu o site para outro grupo de empresários, encerrando as operações sob o nome de Booknet, com isso, acarretando uma reestruturação interna que  possibilitou o relançamento com o nome de Submarino. 

Hoje temos um grande número de E-commerce no país. Em 2016, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, publicou um estudo com os 50 maiores E-commerce do Brasil: 

EMPRESALOJASE-COMMERCE/
MULTICANAL
FATURAMENTO E-COMMERCEFATURAMENTO BRUTO
B2W DigitalLojas Americanas
Submarino
Shoptime
Sou Barato
Ecom.R$9.095.000.000,00R$9.095.000.000,00
CnovaBarateiro
Casas Bahia
Cdiscount
Extra
Ponto Frio
Ecom.R$5.833.000.000,00R$5.833.000.000,00
Magazine LuizaMagazine LuizaMulti.R$2.531.034.000,00R$11.504.700.000,00
Máquina de VendasCitylar
Eletroshopping
Insinuante
Ricardo Eletro
Salfer
Multi.R$1.855.000.000,00R$8.400.000.000,00
PrivalliaPrivalliaEcom.R$1.642.000.000,00R$1.642.000.000,00
NetshoesNetshoesEcom.R$1.560.000.000,00R$1.560.000.000,00
GFCDafiti
Kanui
Tricae
Ecom.R$773.000.000,00R$773.000.000,00
SaraivaSaraivaMulti.R$600.910.510,00R$1.938.421.000,00
Walmart BrasilWalmartMulti.R$592.948.725,84R$29.647.436.292,00
10ºFast ShopFast Shop
A2U
Multi.R$538.323.000,00R$538.323.000,00

Confira a lista completa.

Tipos de E-commerce

Existem três categorias para o E-commerce:

  • B2C – Business to Consumer (Empresa para consumidor)
  • B2B – Business to Business (Empresa para empresa)
  • C2C – Consumer to Consumer (Consumidor para consumidor)

B2C

É o mais popular das categorias. Dentro desta  estão os fabricantes, revendedores ou varejistas que criam suas lojas virtuais para alcançar o consumidor final, o varejo tradicional.

B2B

Essa categoria não é tão conhecida ainda. As lojas virtuais dos B2B são criadas por fabricantes ou distribuidores. O objetivo é vender exclusivamente para empresas. 

O que é comum acontecer,  são os revendedores menores usarem da categoria para venderem o produto ao consumidor final, caracterizando o E-commerce como  atacado. 

C2C

Nesta estão os sites em que qualquer pessoa pode cadastrar um produto ou vender para outra pessoa. Também chamado de marketplaces, exemplos: Mercado Livre, Americanas, Elo7, Enjoei, OLX, Bom Negócio dentre outros.

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