NFC-e em Santa Catarina

Luciano Romaniecki

Conteúdo

Santa Catarina (SC) ainda é o único estado que utiliza a impressora fiscal, ECF, para emissão de cupons fiscais no varejo, enquanto outros estados já aderiram ao projeto nacional do modelo eletrônico, NFC-e.

Recentemente, SC publicou o DECRETO Nº 555, DE 13 DE ABRIL DE 2020 que indica a utilização de um equipamento homologado para uso em conjunto com o PAF, programa para aplicação fiscal. Ainda sem data definida e mais detalhes da operação, podemos entender que a intenção é o uso de um sistema parecido com o SAT em São Paulo, ou, ainda, O MD-e no Ceará.

O decreto ainda determina que a impressora fiscal (ECF) permanecerá como dispositivo de contingência.

A informação é polêmica para algumas pessoas, pois vai contra o movimento nacional de uso da NFC-e que é completamente digital. No entanto, podemos considerar como um avanço em relação ao sistema atual e as antigas impressoras de cupom fiscal.

Fique atento às novidades! Manteremos todos informados com as mudanças na emissão do cupom fiscal em Santa Catarina.

Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »