Ciclo de venda SaaS

Welker Zigante

Conteúdo

Nos posts anteriores da série sobre vendas SaaS, conseguimos entender o que é e como funciona esse tipo de venda, quais os seus modelos e suas principais métricas. No geral, a complexidades das vendas em SaaS depende muito do modelo de software que se está vendendo e do tamanho das empresas que estão aderindo a esse modelo de negócio. Abaixo, um breve resumo de como é o ciclo de vendas SaaS e fatores que podem retardar esse tipo de venda.

O ciclo de vendas SaaS varia de acordo com alguns fatores muito importantes nesse tipo de negócio. O valor da mensalidade, por exemplo, é uma via de mão dupla, que pode ou não afastar os clientes e prolongar uma negociação. Um software que possui uma mensalidade de R$100,00, por exemplo, terá um ciclo de vendas mais baixo do que um sistema que exige um pagamento anual de R$50.000,00. Não que isso seja um problema, já que sistemas personalizados como foco em determinados tipos de empresas, normalmente têm um custo mais elevado, o que ocasiona um tempo maior de negociação.

E por falar em sistemas personalizados, esse é um outro fator que pode aumentar o ciclo de vendas. Empresas SaaS que vendem sistemas de alta complexidade normalmente possuem um público diferenciado, que provavelmente precisam de uma aplicação que funcione a longo prazo, o que gera um tempo maior na negociação, pois pode envolver diversos níveis de ambas as empresas, além de customizações demoradas que podem ou não fazer sentido para quem está vendendo.

São diversos os fatores que temos que ficar atentos quando estamos realizando uma venda, e isso não diferente em SaaS, ainda mais quando falamos do ciclo de vendas. Um software com custo baixo, provavelmente vai possui um ciclo de vendas menor, o que acarreta em mais contratações, mas não necessariamente lucros maiores. O mesmo pode ser dito de softwares complexos, que custam mais caro e possuem um ciclo maior, diminuindo o volume de clientes, o que não impede que o retorno financeiro seja alto.

https://blog.hubspot.com/sales/saas-sales-ultimate-guide

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »