Contrato sem amarração: No Focus NFe o cliente fica por que a gente entrega qualidade.

Ricardo Acras

Conteúdo

Recentemente escrevi sobre por que não cobramos taxa de setup em nossa API. Hoje vou falar sobre tempo mínimo de contrato.

No Focus NFe não exigimos tempo mínimo de permanência. Não gostamos de amarrar clientes por contrato. Neste artigo vou explicar o porquê.

O churn é uma das métricas mais temidas por empresas SaaS. Talvez as empresas que utilizem o tempo mínimo de contrato o façam para reduzir o churn. Para mim isto não faz sentido. Um cliente insatisfeito vai embora independente de ter contrato de fidelidade. Eventualmente ele vai aguardar o contrato terminar, mas que ele vai embora ele vai. O churn dói, e tem que doer mesmo. Quando dói nos faz ir atrás do que está acontecendo e melhorar. Se esconder atrás de um contrato que simula uma fidelidade, na minha opinião, é o pior caminho.

Outro ponto talvez seja uma composição de vendas agressivas com produto de qualidade inferior ao prometido. O setor de vendas “traz pra dentro” e a gente segura por contrato. Pior negócio impossível! Pior negócio pro cliente que em última instância foi enganado e pior negócio pra empresa que mesmo garantindo o faturamento pelos 12 meses terá em sua carteira um cliente insatisfeito que fatalmente irá embora e até lá provavelmente vai fazer questão de falar mal de seu produto para quem quiser ouvir.

Por aqui não temos, como já falei, nenhum tipo de obrigação contratual de permanência. Os clientes ficam por que estão sendo bem atendidos, por que economizam várias horas de seus desenvolvedores de fato, e por que não prometemos absolutamente nada que não entregamos. E para não restar qualquer dúvida, aí vai uma métrica que gostamos muito por aqui: o nosso Customer Lifetime* é de 22 anos! 

Não amarre seu cliente por contrato. Quando houver churn deixe “doer”, melhore seu produto e fidelize seu cliente pela sua qualidade.

* Se você não é do segmento de SaaS clique aqui e entenda o que é o Customer Lifetime.

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »