Recentemente escrevi sobre por que não cobramos taxa de setup em nossa API. Hoje vou falar sobre tempo mínimo de contrato.
No Focus NFe não exigimos tempo mínimo de permanência. Não gostamos de amarrar clientes por contrato. Neste artigo vou explicar o porquê.
O churn é uma das métricas mais temidas por empresas SaaS. Talvez as empresas que utilizem o tempo mínimo de contrato o façam para reduzir o churn. Para mim isto não faz sentido. Um cliente insatisfeito vai embora independente de ter contrato de fidelidade. Eventualmente ele vai aguardar o contrato terminar, mas que ele vai embora ele vai. O churn dói, e tem que doer mesmo. Quando dói nos faz ir atrás do que está acontecendo e melhorar. Se esconder atrás de um contrato que simula uma fidelidade, na minha opinião, é o pior caminho.
Outro ponto talvez seja uma composição de vendas agressivas com produto de qualidade inferior ao prometido. O setor de vendas “traz pra dentro” e a gente segura por contrato. Pior negócio impossível! Pior negócio pro cliente que em última instância foi enganado e pior negócio pra empresa que mesmo garantindo o faturamento pelos 12 meses terá em sua carteira um cliente insatisfeito que fatalmente irá embora e até lá provavelmente vai fazer questão de falar mal de seu produto para quem quiser ouvir.
Por aqui não temos, como já falei, nenhum tipo de obrigação contratual de permanência. Os clientes ficam por que estão sendo bem atendidos, por que economizam várias horas de seus desenvolvedores de fato, e por que não prometemos absolutamente nada que não entregamos. E para não restar qualquer dúvida, aí vai uma métrica que gostamos muito por aqui: o nosso Customer Lifetime* é de 22 anos!
Não amarre seu cliente por contrato. Quando houver churn deixe “doer”, melhore seu produto e fidelize seu cliente pela sua qualidade.
* Se você não é do segmento de SaaS clique aqui e entenda o que é o Customer Lifetime.