Veja como emitir notas fiscais de serviço em plataforma online

Veja como emitir notas fiscais de serviço em plataforma online

A emissão de nota fiscal é uma tarefa obrigatória para pessoas jurídicas, ou seja, por empresas que vendem algum produto ou prestam algum serviço e neste artigo nós vamos falar sobre esse documento que é essencial no dia-a-dia de um negócio.

Para saber o que é nota fiscal, quais tipos de notas fiscais podem ser emitidas e como você pode fazer emissão para os seus clientes, leia este texto até fim.

Antes de mais nada e de avançarmos para o primeiro tópico, é comum escrever as palavras “nota fiscal” em duas letras, assim: NF. Então, quando você ver as letras NF em algum texto relacionado à finanças, pode ter certeza que ele está se referindo a “nota fiscal”.

E um dos modelos que vamos falar aqui é “nota fiscal eletrônica” e ela também pode ser escrita de forma abreviada, assim: “NFe”.

São siglas muito comuns no mundo financeiro e é bom ficar ciente desses detalhes, agora, vamos para falar do que interessa, a emissão de notas fiscais.

O que é nota fiscal?

Nota fiscal é um documento oficial que comprova que uma transação comercial foi realizada, isto é, a venda de produtos ou prestação de serviços.

Essa transação pode ser entre pessoa jurídica e pessoa física ou entre pessoas jurídicas.

Esse documento é obrigatório porque a emissão de notas fiscais é uma prova de que o pagamento de impostos está sendo realizado corretamente.

A NF mostra resumidamente a comprovação do pagamento de tributos por uma atividade prestada pela pessoa jurídica.

A primeira forma de comercialização, entre empresas e pessoas físicas, é conhecida como B2C (business-to-customer), ou seja, de empresa para pessoa.

E a segunda é conhecida como B2B (business-to-business), de empresa para empresa.

Se uma empresa não emite notas fiscais, ela pode ser processada pelo crime de sonegação de impostos que, além de multa, pode resultar em prisão de 6 meses a 2 anos, então, não deixe de emitir suas notas fiscais.

Formatos de emissão de notas fiscais

Neste artigo nós vamos falar de 4 tipos de notas fiscais que uma empresa pode emitir, o modelo de NF depende da área de atuação da empresa e os tipos de notas são:

  1. Nota Fiscal de Produto
  2. Nota Fiscal de Serviço
  3. Nota Fiscal de Consumidor
  4. Conhecimento de Transporte

Ok, agora que você conhece a lista de NF que vamos focar, em seguida, nós vamos sobre cada uma delas.

Nota fiscal de produtos

A nota fiscal de produtos é a comprovação de que um produto foi vendido por uma loja, por exemplo. A emissão ocorre tanto na loja física quanto na loja virtual.

Se você vai até a loja dentro de um shopping e sai com alguma mercadoria, quando você passou pelo caixa e realizou o pagamento uma máquina ligada ao computador emitiu uma papel fino e, muitas vezes, amarelo com informações do produto.

Informações como preços, quantidade de itens comprados e quais impostos estão embutidos ali no valor final e  assim você recebeu uma nota fiscal emitida pela empresa.

Quando você faz uma compra online, você recebe essa NF por e-mail que contém as mesmas informações citadas acima e ela é a comprovação de que o pagamento do pedido foi identificado e de que você receberá o produto em casa.

Nota fiscal de serviços

E, assim como as notas fiscais de produtos, as notas fiscais de serviços também são bem comuns no dia-a-dia do cidadão comum.

Geralmente, elas são emitidas por empresas que oferecem oficinas, cursos online, faculdades, academias, restaurantes e etc.

No entanto, essas notas fiscais possuem uma peculiaridade que você deve ficar atento se for um(a) prestador(a) de serviços, ela é um documento municipal.

Ou seja, cada prefeitura possui regras e exigências próprias referente a emissão da mesma, então, o que você deve fazer é consultar o canal oficial da prefeitura da sua cidade e ver quais são as regras para a sua região.

Assim você evitará problemas futuros.

Nota fiscal de consumidor

Primeiramente, a nota fiscal de consumidor surgiu como substituta do cupom fiscal e é muito usada no setor varejista.

Ela serve para registrar as transações comerciais entre uma empresa e o consumidor final e, basicamente, é usada como documento de consulta para o consumidor.

E também é uma prova de que o consumidor comprou determinado produto e detalha quais foram os custos de operação para os processos fiscais. É uma nota que facilita o controle do fisco.

Nota de conhecimento de transporte

A emissão dessa nota fiscal tem o intuito de documentar a prestação de serviço de transporte, além de garantir e agilizar a movimentação de mercadorias em território nacional.

É uma NF que engloba os transportes rodoviários, ferroviários e aéreo e está presente em todo setor logístico do país.

A assinatura do emissor, ou seja, da empresa, é fundamental para garantir a legitimidade do documento perante a receita federal.

Enfim, essa é a lista de notas fiscais que achamos que você deve conhecer, principalmente se o seu negócio é novo e ainda está se desenvolvendo, existem outras que vale a pena dar uma pesquisada depois.

Agora, descubra como você pode emitir notas fiscais para a sua empresa.

Descubra onde fazer a emissão de nota fiscal de serviço

Parece que até alguns anos atrás, o governo federal e alguns governos estaduais, ofereciam um software gratuito para empreendedores fazerem a emissão de notas fiscais, no entanto, parece que essa possibilidade não existe mais.

Durante a pesquisa para a produção deste texto, nós descobrimos que o governo federal não oferece mais esse programa desde de 2017 se não me engano.

Então, a alternativa é procurar por plataformas regularizadas e que prestam o serviço de emissão de notas.

Em uma breve pesquisa no google, você vai encontrar várias, mas gostaríamos de falar com você sobre a Celero.

Conheça a Celero

Em primeiro lugar, a Celero é uma plataforma para automação financeira com o foco de melhorar a gestão financeira e empresarial de pequenas e médias empresas de todo o país.

E entre os recursos que ela oferece está a opção de emissão de notas fiscais de serviço. Veja a seguir como você pode emitir as suas notas na Celero.

Primeiramente, o novo cliente que assinou a plataforma da Celero precisa informar que tipo de serviço ele presta assim como quais são a suas formas de recebimento e como é realizado o faturamento.

Também será necessário informar outros dados, mas tudo é feito com o acompanhamento da equipe de customer success da Celero que é ágil e eficiente e está preparada para ajudar todos os clientes.

Dentro da plataforma você pode emitir notas fiscais individuais ou em massa e para cada processo é necessário alguns passos.

Emissão de nota fiscal individual

Para emitir uma nota fiscal individual, é necessário informar os seguintes dados:

– CNPJ/CPF

– Nome

– E-mail

– Endereço

– Valor da Cobrança

– Função Repetir (1 Boleto Avulso, Parcelamento ou Recorrência)

– Data de Emissão

– Valor da Cobrança

– Descrição do Serviço Prestado

– Isenção ou Retenção

– Simples Nacional ou Tributação Normal

– Isenção ou Retenção

– Alíquotas

– Cód. de Serviço (0 0.0 0)

– CNAE (0 0 0 0-0/0 0)

Todos os itens citados na lista acima são obrigatórios para a emissão da NF.

Emissão de nota fiscal em massa

Agora, se você quiser ou precisar emitir notas fiscais em massa, a plataforma da Celero solicitará os seguintes dados:

– CNPJ/CPF

– Nome

– E-mail

– Endereço

– Telefone

– Valor da Cobrança

– Função Avulso, Parcelamento (1,2…12) ou Recorrência (1,2…12)

– Data de Emissão

– Valor da Cobrança

– Descrição do Serviço Prestado

– Inscrição Municipal

– Cód. de Serviço (0.0 0 )

– CNAE (0 0 0 0-0 )

– Isenção

– Simples Nacional

– Retenções

– Alíquotas

Como você pôde perceber, o processo em ambas as emissões é para parecido. Mas mostrar como é tudo simples mesmo, dê uma olhada no vídeo abaixo.

Nele, a equipe da Celero como a emissão funciona na prática.

Link do vídeo: https://youtu.be/li8pd4K2x-E

Se você se interessou e quer saber mais sobre a Celero de perto, clicando neste link você pode agendar uma demonstração sem compromisso para conhecer a plataforma completa de perto.

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado