Como consultar um CNPJ na Receita Federal?

João Vallim

Conteúdo

Chega um momento em que todo empreendedor precisa consultar um CNPJ no site da Receita Federal. Mas você sabe como funciona esse processo? Ou quais informações são necessárias para encontrar o que você precisa?

É importante estar informado e entender como e porque é necessário consultar um CNPJ.

Então, hoje vamos trazer algumas informações para facilitar a sua vida. 

Porque consultar um CNPJ

Seja para verificação de dados ou avaliação da situação cadastral, consultar o CNPJ é um procedimento realizado com muita frequência dentro das empresas. 

Consultar um CNPJ ajuda a ter certeza da autenticidade da empresa com a qual você vai realizar negócios. Tanto na hora de redigir um contrato como na hora de emitir notas, é importante ter segurança. 

Ao fazer uma consulta, você vai saber como anda a situação cadastral da empresa junto a Receita Federal. Caso a empresa não esteja ativa ou em situação especial, constarão os motivos para esse status. Isso permite ter uma visão mais ampla do contexto da empresa consultada.

Então, vamos ao passo a passo?

Como consultar 

Em primeiro lugar, é importante saber onde consultar um CNPJ. O local mais indicado para a consulta é o site da Receita Federal.

Você pode fazer uma busca pelo site na área de serviços ou acessar esse link que vai direto para a consulta: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Ao clicar no link, essa é a tela que deve aparecer:

Como consultar um CNPJ na Receita Federal?


Observe as informações que você deve inserir para encontrar o cadastro da Pessoa Jurídica. É necessário ter o número do CNPJ para realizar a consulta.

Após inserir o número, confirme a solicitação do reCAPTCHA para validar seu acesso. E em seguida clique no botão “consultar”.

Na sequência, deve aparecer a tela com todas as informações do contribuinte. Ali você terá informações como nome empresarial, endereço cadastrado até mesmo relação de códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que fazem parte do serviços da empresa. 

Lembrando que o CNAE é uma das formas de estabelecer segurança e evitar fraude em operações fiscais e tributárias.

Erros ao consultar

Você tentou consultar um CNPJ e o emitente está aparecendo como não cadastrado?

Isso pode acontecer devido ao preenchimento incorreto das informações. Ou pode ser que a empresa não tenha o CNPJ cadastrado ou atualizado no Sefaz do seu estado. 

Para contornar essa situação, uma possibilidade é fazer uma verificação no site do Sintegra que é um Sistema Integrado de Informações que contém as operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Nele é possível realizar uma consulta de CNPJ fazendo uma busca diretamente pelo seu estado.

Facilitando a consulta

Existem algumas formas de tornar a consulta do CNPJ mais fácil e automatizada. Um delas é através do SEFAZ. 

O SEFAZ é um ambiente virtual autorizado a distribuir e integrar documentos fiscais estabelecidos pela Secretaria da Fazenda e pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Nesse sistema existe um serviço disponível para verificar a situação dos contribuintes cadastrados.

Dessa forma, suas consultas de CNPJ se tornam mais práticas e rápidas, com a confiabilidade dos dados que você procura. 

Seguindo na linha da praticidade, o Focus NFe possui uma API que permite fazer a Manifestação do Destinatário Eletrônica (MDe). 

Por meio dessa API, a empresa pode consultar todas as notas emitidas contra seu CNPJ. Dessa forma, a MDe ajuda a verificar essas notas, o que pode contribuir para evitar fraudes e identificar emissões irregulares.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 


João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »