Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

Você sabe como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA? No artigo de hoje vamos te mostrar o passo a passo e trazer algumas informações importantes para estar preparado na hora de preencher os campos de uma nota fiscal. 

O sistema fiscal e tributário brasileiro é um do mais complexos e por isso exige mais na hora de preencher notas fiscais e mantê-las em dia. Por isso, antes de te ensinar como realizar a consulta da Inscrição Estadual, vamos a algumas definições:

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é um número gerado pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Esse número é o registro formal no ICMS (imposto que incide sobre a circulação de mercadorias)  junto à Receita Estadual de onde a empresa se encontra.  

Ao ter a Inscrição Estadual, a empresa passa a ter autorização para comercializar produtos ou prestar serviços dentro do território nacional, bem como emitir a nota fiscal de venda ou de produto (NFe). 

SINTEGRA

O SINTEGRA é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Foi desenvolvido com o objetivo de melhorar os controles do Fisco e o acesso à informação.

Por meio de um controle informatizado, o SINTEGRA transmite dados sobre as operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS para a SEFAZ e a Receita Federal. Também pode ser utilizado como meio para promover transparência e segurança em processos de compra e venda. Afinal, o sistema ajuda a regularizar e proteger as operações.

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

Para realizar a consulta de Inscrição Estadual no SINTEGRA, acesse o site:

http://www.sintegra.gov.br/

Quando o site abrir, a seguinte tela vai aparecer:

Ao aparecer o mapa do Brasil, vá até o estado em qual a Inscrição Estadual está registrada. Pode ser clicando no mapa ou na lista onde constam os nomes de todos os estados (UF) do lado direito.

Em seguida, vai aparecer a tela de consulta pública ao cadastro da UF que você selecionou. No exemplo a seguir selecionamos o estado de São Paulo, onde nessa nova etapa, você pode realizar a consulta utilizando o CNPJ ou a Inscrição Estadual da empresa.

Após inserir os dados, clique em consultar para que assim o sistema passe a exibir a tela com todos os dados do cadastro.

Para agilizar o processo, a SEFAZ também disponibiliza um Webservice que possibilita integrar seu sistema com APIs de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe). E aqui, entra o Focus NFe.  

A nossa API permite emissões e consultas de documentos fiscais a partir do seu sistema. 

De forma simples e sem a necessidade de gerar uma assinatura digital, facilitando a gestão de toda a comunicação com a SEFAZ de cada estado.

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