Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA? No artigo de hoje vamos te mostrar o passo a passo e trazer algumas informações importantes para estar preparado na hora de preencher os campos de uma nota fiscal. 

O sistema fiscal e tributário brasileiro é um do mais complexos e por isso exige mais na hora de preencher notas fiscais e mantê-las em dia. Por isso, antes de te ensinar como realizar a consulta da Inscrição Estadual, vamos a algumas definições:

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é um número gerado pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Esse número é o registro formal no ICMS (imposto que incide sobre a circulação de mercadorias)  junto à Receita Estadual de onde a empresa se encontra.  

Ao ter a Inscrição Estadual, a empresa passa a ter autorização para comercializar produtos ou prestar serviços dentro do território nacional, bem como emitir a nota fiscal de venda ou de produto (NFe). 

SINTEGRA

O SINTEGRA é o Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Foi desenvolvido com o objetivo de melhorar os controles do Fisco e o acesso à informação. 

Por meio de um controle informatizado, o SINTEGRA transmite dados sobre as operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS para a SEFAZ e a Receita Federal. Também pode ser utilizado como meio para promover transparência e segurança em processos de compra e venda. Afinal, o sistema ajuda a regularizar e proteger as operações.

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?

Para realizar a consulta de Inscrição Estadual no SINTEGRA, acesse o site:

http://www.sintegra.gov.br/

Quando o site abrir, a seguinte tela vai aparecer:

Ao aparecer o mapa do Brasil, vá até o estado em qual a Inscrição Estadual está registrada. Pode ser clicando no mapa ou na lista onde constam os nomes de todos os estados (UF) do lado direito.

Em seguida, vai aparecer a tela de consulta pública ao cadastro da UF que você selecionou. No exemplo a seguir selecionamos o estado de São Paulo, onde nessa nova etapa, você pode realizar a consulta utilizando o CNPJ ou a Inscrição Estadual da empresa. 

Após inserir os dados, clique em consultar para que assim o sistema passe a exibir a tela com todos os dados do cadastro.

Confira mais conteúdos relacionados a sistema fiscal e tributário no blog da Focus NFe.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »