Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe como fazer o download do XML para NF-e ou CT-e no portal da Sefaz?

Os arquivos XML são muito comuns no dia a dia de alguns profissionais. Entretanto, não são todos que sabem o que eles são e qual a sua ligação com documentos fiscais. 

Muito utilizado para verificar e armazenar informações de transações fiscais, as chances de precisar deste arquivo são altas.

Nessa linha, vale a pena conferir algumas informações sobre XML  assim como as instruções para fazer conseguir fazer o download com mais tranquilidade. 

Vamos lá?

Arquivo XML

A sigla vem do inglês Extensible Markup Language, que traduzindo significa “Linguagem Extensível de Marcação Genérica”. Essa extensão é a forma mais prática de compartilhar informações, seja via internet, computadores e aplicações. 

O XML tem como papel principal organizar sequências de dados  para que elas possam ser separadas, lidas e integradas a outras linguagens. 

Ainda que inclua linguagens diferentes, os arquivos XML são reconhecidos por sua fácil portabilidade. Ao passo que informações de um banco de dados podem ser transmitidas e lidas por outros bancos de dados, sem correr o risco de gerar alguma incompatibilidade.  

Essa é a importância de seu uso, quando se fala em armazenamento de informações sobre documentos fiscais.

Documentos Fiscais e arquivos XML

Para alguns profissionais, os arquivos XML já são muito conhecidos. 

Mas quando se trata de documentos fiscais, onde o XML aparece?

O arquivo XML está presente a cada vez que um produto é vendido ou devolvido. Isso acontece porque a cada situação dessas, a emissão da NF-e deve ser feita como comprovante da transação. 

No momento em que a nota é emitida, um arquivo XML é gerado. Neste arquivo  constam todos os dados da compra ou devolução, conforme a escrituração fiscal brasileira.

Logo, esses arquivos são de suma importância, uma vez que armazenam uma grande quantidade de informações sobre transações comerciais. 

Mas como fazer o download do XML? 

Como fazer o download do XML NF-e ou CT-e?

Em primeiro lugar, certifique-se que a pessoa que vai realizar o download XML, possui vínculo ou autorização para fazer o processo (Emitente, Destinatário, transportador, etc.).

E saiba que esse procedimento pode ser feito tanto pessoa física, quanto jurídica. 

Para ter acesso aos arquivos e dar início ao processo, primeiro instale o seu certificado digital. Em seguida, entre no Portal da Sefaz e vá até a página referente ao documento que você deseja acessar:

  Ao acessar o primeiro endereço, vá em: Consultar NF-e Completa

No campo “Chave de acesso da NF-e, insira chave e código captcha e clique em “Continuar”.

Quando as informações da NF-e forem carregadas no Portal, vá até o botão de “Download do Documento*” e clique.

Em seguida, vai aparecer uma solicitação o certificado digital instalado anteriormente no navegador de internet: Entretanto, pode aparecer a imagem a seguir:

Neste caso, basta continuar clicando em “OK”. Para a seguir selecionar o seu certificado digital e clicar em “OK” novamente.

Assim, o sistema da Sefaz permite que o processo de download XML seja iniciado.

Contudo, existem formas mais rápidas e práticas de fazer esses downloads. Uma delas, é através da API do Fofus NF-e, onde não há necessidade de passar pelo site da Sefaz. 

Ter uma solução para a consulta organização de documentos fiscais pode ser interessante. Quer saber mais sobre como isso funciona? Teste nossa api gratuitamente por 30 dias

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »