Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

Você sabe como fazer o download do XML para NF-e ou CT-e no portal da Sefaz?

Os arquivos XML são muito comuns no dia a dia de alguns profissionais. Entretanto, não são todos que sabem o que eles são e qual a sua ligação com documentos fiscais. 

Muito utilizado para verificar e armazenar informações de transações fiscais, as chances de precisar deste arquivo são altas.

Nessa linha, vale a pena conferir algumas informações sobre XML  assim como as instruções para fazer conseguir fazer o download com mais tranquilidade. 

Vamos lá?

Arquivo XML

A sigla vem do inglês Extensible Markup Language, que traduzindo significa “Linguagem Extensível de Marcação Genérica”. Essa extensão é a forma mais prática de compartilhar informações, seja via internet, computadores e aplicações. 

O XML tem como papel principal organizar sequências de dados  para que elas possam ser separadas, lidas e integradas a outras linguagens. 

Ainda que inclua linguagens diferentes, os arquivos XML são reconhecidos por sua fácil portabilidade. Ao passo que informações de um banco de dados podem ser transmitidas e lidas por outros bancos de dados, sem correr o risco de gerar alguma incompatibilidade.  

Essa é a importância de seu uso, quando se fala em armazenamento de informações sobre documentos fiscais.

Documentos Fiscais e arquivos XML

Para alguns profissionais, os arquivos XML já são muito conhecidos. 

Mas quando se trata de documentos fiscais, onde o XML aparece?

O arquivo XML está presente a cada vez que um produto é vendido ou devolvido. Isso acontece porque a cada situação dessas, a emissão da NF-e deve ser feita como comprovante da transação. 

No momento em que a nota é emitida, um arquivo XML é gerado. Neste arquivo  constam todos os dados da compra ou devolução, conforme a escrituração fiscal brasileira.

Logo, esses arquivos são de suma importância, uma vez que armazenam uma grande quantidade de informações sobre transações comerciais. 

Mas como fazer o download do XML? 

Como fazer o download do XML NF-e ou CT-e?

Em primeiro lugar, certifique-se que a pessoa que vai realizar o download XML, possui vínculo ou autorização para fazer o processo (Emitente, Destinatário, transportador, etc.).

E saiba que esse procedimento pode ser feito tanto pessoa física, quanto jurídica. 

Para ter acesso aos arquivos e dar início ao processo, primeiro instale o seu certificado digital. Em seguida, entre no Portal da Sefaz e vá até a página referente ao documento que você deseja acessar:

  Ao acessar o primeiro endereço, vá em: Consultar NF-e Completa

No campo “Chave de acesso da NF-e, insira chave e código captcha e clique em “Continuar”.

Quando as informações da NF-e forem carregadas no Portal, vá até o botão de “Download do Documento*” e clique.

Em seguida, vai aparecer uma solicitação o certificado digital instalado anteriormente no navegador de internet: Entretanto, pode aparecer a imagem a seguir:

Neste caso, basta continuar clicando em “OK”. Para a seguir selecionar o seu certificado digital e clicar em “OK” novamente.

Assim, o sistema da Sefaz permite que o processo de download XML seja iniciado.

Contudo, existem formas mais rápidas e práticas de fazer esses downloads. Uma delas, é através da API do Fofus NF-e, onde não há necessidade de passar pelo site da Sefaz. 

Ter uma solução para a consulta organização de documentos fiscais pode ser interessante. Quer saber mais sobre como isso funciona? Teste nossa api gratuitamente por 30 dias