Como emitir NFSe (Nota fiscal de Serviço Eletrônica)

João Vallim

Conteúdo

Criada para reduzir burocracia, a Nota fiscal de Serviços Eletrônica permite que todo seu processo de emissão seja feito de forma digital. Utilizada estritamente para registrar operações de prestação de serviços, a NFSe facilita a emissão de notas e traz algumas vantagens aos pequenos empreendedores. 

Mas o que é, quais são as vantagens e como emitir NFSe?

Confira no post de hoje.

O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) é um documento feito inteiramente de forma digital através do site da prefeitura onde a empresa está localizada.

A NFSe é uma nota utilizada especificamente para prestação de serviços. Sejam serviços no formato presencial ou digital, formaliza a transação entre contratante e o prestador de serviço, sendo válida como documento fiscal de comprovação de contratação do serviço para o consumidor.

É também utilizada para formalizar a prestação de serviços junto à prefeitura. Dessa forma,  reduz custos para ambos os lados, gerando um controle maior na arrecadação de impostos de serviços. 

Quase todos os municípios brasileiros já aderiram a esse documento digital e as cidades que ainda não emitem NFSe estão implantando a emissão eletrônica gradativamente

Vantagens da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 

Ao emitir NFSe, os empreendedores podem obter algumas vantagens. Como a emissão é automatizada, traz economia para o prestador de serviço, pois não terá que investir na produção de notas fiscais impressas. 

Outro ponto é que seu envio ao comprador é facilitado, já que pode ser feito por email diretamente pelo sistema que emite a NFSe.

Por ser um documento fiscal válido, a NFSe permite maior segurança nas transações de contratação, simplifica processos tributários e contribui para um maior controle de serviços prestados através de relatórios das notas emitidas. 

Além disso, pode ser integrada tanto em meio de pagamentos próprios das empresas como em API de emissões.

Lembrando que emitir NFSe é obrigatório para todos os prestadores que estiverem relacionados aos serviços regulamentados em seus respectivos municípios.

Mas como emitir NFSe? 

Como emitir NFSe?

Para emitir NFSe primeiramente é preciso acessar o site da prefeitura em que o serviço foi prestado. Depois, atente-se para a forma de emissão, porque cada município terá suas particularidades, uma vez que não há um padrão estabelecido. 

Assim, em muitos casos será necessário ter um certificado digital, um login e  senha para acessar o sistema, entre outras exigências.  

Então, vamos a algumas informações importantes na hora de emitir a NFSe:

  1. Verifique se a cidade na qual vai emitir a nota possui sistema de emissão de NFse. Apesar da grande adesão às notas eletrônicas, nem todas as cidades tem acesso à emissão digital.
  2. Esteja certo de que tem tudo que precisa para emitir sem problemas. Lembre-se que é preciso ser credenciado no site da prefeitura. Seja como MEI, Simples Nacional, Microempresa ou outros.
  3. Saiba qual o regime de tributação você se enquadra. Por exemplo, qual CNAE da sua empresa, quais as alíquotas, impostos e outros dados que precisa para preencher a nota.

São vários detalhes para ficar atento, não é mesmo? Então será que existe uma forma mais prática para emissão?

Como emitir NFSe de um jeito mais prático?

Toda empresa que presta um serviço precisa emitir a nota fiscal de serviço eletrônica. Porém, esse documento é de competência municipal, ou seja, cada município tem suas particularidades para a emissão. 

Se a sua empresa precisa emitir NFSe em várias cidades, pode acabar tendo bastante trabalho.

Logo, ter um sistema para agilizar essa tarefa é uma grande vantagem. Com uma API para emissão de NFSe, você tem acesso a um formato de arquivo único para qualquer município.

O Focus NFe com suas APIs garante a emissão para todas as cidades que oferecem o serviço de integração. Tudo de um jeito fácil e rápido, para que você não tenha preocupações em ter que lidar diretamente com cada prefeitura.

Teste nosso API gratuitamente por 30 dias:

https://bit.ly/2JZkx96

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »