Já é hora de buscar pela API Economy. Saiba o caminho.

Já é hora de buscar pela API Economy. Saiba o caminho.

A partir do momento em que a revista Forbes declarou 2017 como o “Ano da Economia da API”, esse tema foi alçado a um grande destaque. É tido, inclusive, como um dos principais propulsores da transformação digital, tão necessária no presente e futuro da humanidade.

Os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) devem ter ouvido falar do termo ‘API Economy’, cuja palavra já diz muito: Economia. Assim como vocês, desenvolvedores de SaaS, que buscam se atualizar de novas tecnologias e podem aprimorar seus produtos.

Diante disso, é preciso saber mais a respeito do assunto, para poder aplicar bem a teoria na prática. Abaixo detalhamos mais sobre API Economy.

A transformação digital

Apenas reforçando o conceito, para se entender o que é uma Economia de API: uma ‘Application Program Interface’ (API) é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas que conectam um software a outro. São elas que permitem a dois programas se comunicar, ainda que possuidores de tecnologias e linguagens diferentes.

A dita transformação digital fez com que a integração entre softwares acabasse ganhando uma relevância crescente, levando ao desenvolvimento do conceito de API Economy. Isso tudo levando em conta que a utilização das APIs pode melhorar a lucratividade de uma empresa.

Economia de API: impactando negócios

Exemplos existem aos montes para demonstrar a importância de se usar a economia de APIs para introduzir novos modelos de negócios e maneiras de se fornecer serviços. Empresas tecnológicas gigantescas como o Google e Twitter implantam seus serviços em outros aplicativos pela web. A API do Google Maps, por exemplo, pode ser usada para integrar essa solução a diversos sites, ampliando a experiência do consumidor.

Está vendo? Essas interfaces podem criar valor e sua empresa agregar novas funcionalidades. Na concessão de crédito por uma concessionária de automóveis, outro exemplo: as APIs podem buscar as informações bancárias, do seguro, da carteira de motorista, os últimos lugares onde o comprador morou, atividade em mídias sociais e mais dados simultâneos. Para isso, se conecta às bases do Detran, Receita Federal e da Febraban, entre outros órgãos.

Tem a alternativa, ainda, de integrar serviços ao WhatsApp, através do ‘WhatsApp Business API’. É simples: basta autorizar ao cliente que solicite uma segunda via de boleto para efetuar o pagamento automaticamente pelo aplicativo de telefones celulares.

A empresa fazendo parte da API Economy

Diversos especialistas acreditam que o mundo de hoje já vive uma economia de APIs. O que se faz necessário é ter o olhar amplificado para as APIs como tecnologia que constrói novos modelos de negócios, estratégias digitais e ecossistemas para as suas empresas.

Dicas são sempre bem vidas! Não se esqueça de gerenciar seus portfólios de APIs, fazendo as prioridades de negócios serem o fator determinante para a maneira como elas são criadas e consumidas. Busque adaptar as experiências para seus clientes, mesmo as APIs sendo usadas via aplicativos e não pelos usuários finais.

Os cuidados com o público-alvo também são importantes. Ou seja, crie apenas APIs que já possuam um consumidor identificado, senão existe o alto risco de se tornarem ineficazes e desperdiçar os recursos empenhados. Ninguém quer isso, não é mesmo?

Fique atento, também, com a monetização. A maioria do valor gerado pelas APIs atualmente não tem origem na cobrança direta de chamadas, mas sim através das oportunidades de negócios habilitadas pelas mesmas.

E as questões de segurança, então, nem se falam! Por movimentar os negócios digitais, proteger as APIs é essencial para gerenciar riscos na área. A estratégia tem de envolver as várias partes do processo – desde os desenvolvedores até a equipe de operações.

Onde a Focus NFe entra nisso

Ao invés de investir recursos como tempo e investimento nessa modalidade que tem muitas variantes mês a mês, A Focus NFe pode contribuir para o API Economy. Proporcionando uma integração simples e rápida, sua empresa consegue manter o foco no core business enquanto cuidamos da emissão dos seus documentos fiscais. , 

Oferecemos um leque de APIs voltadas para a emissão de documentos fiscais, como NFe, NFSe, NFCe, entre outras soluções. Conheça nossas APIs e economize tempo de seus desenvolvedores.