Webservice para consulta de documentos fiscais em Santa Catarina

João Vallim

Conteúdo

Um Webservice para consulta de documentos fiscais vem substituir o acesso de sistemas contábeis através da Sefaz SC a documentos fiscais. O órgão emitiu um comunicado recente informando que em breve vai encerrar as consultas em seu site.

Aqui no nosso blog já falamos das Novidades na emissão de NFCe em Santa Catarina e como o Estado está em busca de soluções tecnológicas e mais práticas para emissão de documentos. Essa mudança também faz parte da busca por um atendimento adequado aos interessados em emitir notas fiscais.

Entenda melhor a seguir.

Porque a mudança para um Webservice

A Sefaz SC relata que os fatores que compõem o processo de emissão e disponibilização das notas fiscais são desafiadores. Uma vez que exigem uma demanda de tecnologias complexas para executar a importante tarefa de disponibilizar informações de forma correta.

Outro ponto é que, além das exigências, o modo atual consome muitos recursos e ainda assim apresenta instabilidades. 

Por isso, a ideia é reduzir despesas e otimizar os recursos disponíveis a fim de facilitar a emissão de notas e a comunicação com sistemas contábeis.

No correio eletrônico enviado pela Secretaria do Estado, o documento afirma que o ambiente de homologação (Webservice) entra em ação visando oferecer um serviço público de qualidade. 

Com isso, desenvolvedores, empresas, contadores e outros profissionais têm a partir de agora um acesso rápido e seguro às Notas Fiscais Eletrônicas e Eventos dos contribuintes sob sua responsabilidade.

Benefícios do Webservice

A ideia é que com esse novo Webservice a transferência de lotes de até 50 Notas e Eventos Fiscais (DFes) seja feita em uma mesma operação. Assim, o acesso aos documentos é otimizado, já que o consumo de recursos com tecnologia e comunicação é reduzido.

Outra questão é o acompanhamento de notas fiscais. Nesse caso, o Webservice permite acompanhar as NFes emitidas após a Secretaria receber os documentos. Logo, quando a empresa quiser consultar documentos emitidos a contribuintes em específico, basta acessar o Webservice.

Disponibilidade do Webservice

O Webservice esteve em período de testes de integração até o dia 15 de Janeiro de 2021 e a sua disponibilização para produção e uso foi prevista para o dia 01 de fevereiro. 

Em contrapartida, a Sefaz SC ressalta que o acesso a documentos fiscais via robôs e aplicações disponíveis no sítio da SEF serão bloqueados a partir do dia 01 de abril de 2021. Portanto fique ligado nos prazos e mudanças.

Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

Então, o que fazer até o Webservice estar disponível?

É indicado para empresas desenvolvedoras de softwares contábeis comunicar a Nota Técnica NF-e SC-2021/001, que está disponível no site da SEF. Dessa forma, a integração com esse novo serviço será possível.

Logo, tendo em vista as mudanças e outros desafios futuros na emissão de notas fiscais, porque não utilizar uma API integrada?

Conheça o Focus NFe e deixa  o serviço pesado com a gente:  https://focusnfe.com.br/ 

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »