10 dicas para empreendedores SaaS

João Vallim

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Como se diferenciar em um mercado concorrido e em crescimento

Já tem alguns anos que o número de usuários de aplicativos de SaaS cresceu. O setor vem apontando uma grande curva de crescimento, mostrando ser uma boa área de atuação. 

Entretanto, devido a essa expansão, a concorrência e a dificuldade para se diferenciar também aumentam.

Por isso, hoje vamos te mostrar algumas formas de se diferenciar dentro desse mercado. Confira as nossas 10 dicas que empreendedores SaaS podem usar para oferecer um serviço que atraia mais clientes.

1 – Identifique o problema que quer solucionar

Em qualquer negócio, os produtos e serviços oferecidos sempre estão resolvendo algum problema que o cliente tem. Por exemplo: o Google resolve o problema de quem precisa pesquisar algo, o iFood resolve o problema de quem está com fome e por aí vai.

Quando se tem clareza da solução que seu serviço traz ao público alvo, fica mais fácil vender. Isso porque a mensagem em relação aos benefícios que o seu serviço oferta se torna mais clara.

Então, se você está desenvolvendo um Saas, procure saber quais problemas o seu sistema pode resolver. Uma opção é ficar atento aos problemas que acontecem e que atrapalham a produtividade. Você pode analisar empresas do setor, realizar pesquisas, buscar em redes sociais e fóruns, buscando inspiração para qual será o problema que você irá resolver.

2 – Crie uma boa experiência para o usuário

Antes de mais nada, é preciso que seu produto proporcione uma boa experiência para os usuários. Isso porque a falta de intuitividade no uso de SaaS bem como ter interfaces que não são receptivas, causam desapontamentos e dificultam a otimização de processos.

Logo, ter um software com boa interface e fácil manuseio proporciona melhor experiência e aumenta a chance de fidelização do usuário. Por isso, é válido contratar uma boa equipe, incluindo um designer para criar a melhor experiência.

3 – Estruture seu software SaaS com wireframes

Para identificar a experiência do usuário, uma alternativa é estruturar todas as possíveis ações e respostas que o usuário vai obter dentro do SaaS através de wireframes.

Os wireframes podem ser feitos de maneira objetiva e simples, sem a necessidade de um layout muito elaborado. A ideia é ter acesso a todos os recursos do seu softwares e quais as operações que o usuário vai poder realizar, assim como cada escolha e interação vai resultar.

Dessa forma, você vai poder avaliar com antecedência os possíveis erros e dificuldades de uso do seu Saas. Isso torna mais fácil a solução das dificuldades que o cliente pode vir a ter com o software.

4 – Encontre o desenvolvedor certo

Se você é empreendedor e desenvolvedor, essa questão já está resolvida.  

Agora, se esse não é o seu caso, é preciso que você contrate um desenvolvedor de software capaz de traduzir o trabalho do designer de interface em um protótipo funcional. 

Esse protótipo será um modelo em que seja possível avaliar com eficiência como será o seu SaaS e que servirá para a realização de testes com o usuário e até mesmo as primeiras vendas.

Dessa forma você pode fazer melhorias, corrigir possíveis erros e até mesmo já iniciar o marketing de vendas do seu produto. 

5 – Use seu conteúdo a seu favor

As vendas são parte essencial de todo negócio e podem acontecer através de diferentes canais, sejam sites, redes sociais, vendas diretas, entre outros. Então, porque não usar o conteúdo que você produz para converter mais clientes?

A produção de conteúdo tem grande potencial de conversão e as chances de conquistar novos clientes são altas. Logo, vale a pena investir em artigos para o Blog do seu negócio e  publicações em redes sociais. 

Uma das formas de captação de leads também é a redação de ebooks, uma vez que para ter acesso ao material o usuário vai fornecer seus dados, abrindo um novo canal de comunicação com seu negócio.

6 – Ofereça testes grátis de seu Saas

Quando não conhecemos uma nova ferramenta, a avaliação gratuita ajuda a tomar a decisão da compra. 

Portanto, ofereça gratuitamente uma versão básica ou uma versão completa por tempo limitado do seu SaaS, para dar a chance do usuário perceber como a ferramenta vai ajudá-lo.

Essa é uma forma de atrair mais clientes. Ao passo que o empreendedor SaaS oferece uma boa experiência e solução, a chance de compra efetiva é ampliada. Além disso, essa prática gera a oportunidade de coletar informações específicas e conhecer melhor o seu público.

7 – Se torne necessário

Crie maneiras de integrar suas ferramentas SaaS ao dia a dia do cliente, de forma que ele não consiga imaginar ficar sem acesso ao seu produto. 

Um exemplo de produto digital que muitas pessoas não conseguiriam se imaginar sem hoje são os armazenamentos em nuvem, como o Google Drive. A experiência otimizada ao usuário que esse sistema oferece cria um vínculo no qual as pessoas têm dificuldade de se desfazer para aderir os serviços de concorrentes.

Nossa dica é deixar para você refletir: quais funções o seu Saas pode oferecer ao cliente que fará com que ele deseje usar o seu sistema continuamente?

8 – Ofereça um suporte abrangente

Assim como uma interface otimizada, ter um suporte abrangente faz toda a diferença.

Uma vez que a taxa de rotatividade dos produtos SaaS é alta, investir em um bom suporte torna menores as chances do cliente abandonar seu produto.

Para ter um bom suporte, algumas alternativas são: disponibilizar documentos de fácil acesso e de fácil compreensão para o usuário, produzir vídeos explicativos e ter um atendimento estratégico e eficiente.

9 – Calcule corretamente o preço do seu serviço

Saiba calcular o preço do seu serviço de acordo e adapte as realidades do seu público. Pense não somente no custo real empregado no desenvolvimento do seu SaaS, mas no valor gerado para o seu cliente. 

Com um cálculo correto do preço, você pode dispor opções de pacotes diferentes de serviços. Isso aumenta seu leque de opções de atendimento e garante outras formas de obter receita.

10- Se concentre nas necessidades dos seus clientes

Da venda ao suporte, do atendimento ao pós venda, é importante estar focado nas necessidades do cliente para manter um bom serviço. Dessa forma, você garante que a sua ferramenta SaaS continue a ser uma solução para os problemas dos seus clientes e não mais um motivo de insatisfação.

Essas são algumas das formas de trazer um diferencial aos empreendedores SaaS e converter clientes com mais eficiência. 
Se você quiser saber outras dicas confira nossos posts sobre SaaS aqui no Blog do Focus NFe!

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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