Central de Faturas

Ricardo Acras

Conteúdo

O Painel da API Focus NFe possui uma central completa para visualização e manejo de suas faturas. Neste artigo você irá aprender como:

  • Acessar a Central de Faturas diretamente de seu Painel da API
  • Visualizar seu histórico de Faturas
  • Solicitar 2ª via ou reemissão de boleto para pagamento
  • Visualizar os detalhes de uma fatura específica
  • Contestar uma fatura
  • Visualizar todos os seus contratos ativos e cancelados
  • Alterar dados para faturamento
  • Cancelar um contrato específico
  • Cancelar todo o seu contrato com o Focus NFe

Para acessar a Central de Faturas entre em seu Painel, clique em “Serviços” e escolha a opção “Minha conta”.

Ao clicar nas Faturas será mostrada a tela principal da Central de Faturas, como na imagem abaixo.

Aqui temos:
1 – Total de Contratos: Para verificar os detalhes dos contratos clique em Visualizar Contratos.
2 – Última Fatura: Informações sobre a última fatura emitida pelo Focus NFe para a sua empresa. Clique em Detalhar Faturas para visualizar todas as faturas históricas de sua empresa.
3 – Configurações: Aqui estão os dados de dia de vencimento e dados cadastrais de sua empresa. Clique em Alterar para escolher o melhor dia de vencimento ou Cn para editar os dados de faturamento.
4 – Informações: Nesta área vai aparecer algum detalhamento. Inicialmente a tela traz o histórico de faturas e dependendo de onde você clicar a central irá mostrar os detalhes.
5 – Links úteis: Informações úteis sobre o faturamento do Focus NFe e um link para Solicitar Cancelamento de seu contrato conosco

Visão Geral dos contratos

Nesta tela você pode visualizar, mês a mês, as suas faturas, seus valores, data de vencimento, status atual e a NF emitida quando disponível. Aqui você pode também visualizar o Detalhamento da Fatura ou realizar ações nela:

2ª via: Impressão de segunda via do boleto ou reemissão do boleto, quando o original estiver vencido.
Contestar: Se entender que existe algo de errado com o valor da fatura você pode contestar diretamente deste painel.

Detalhamento de uma fatura

Ao clicar em Detalhes o sistema irá exibir o detalhamento de uma fatura, mostrando todos os valores cobrados além dos dados básicos da fatura, como no exemplo abaixo:

Contestar Fatura

Ao clicar em Contestar em uma fatura da lista de histórico, será aberta uma janela como a mostrada abaixo. Nela você pode explicar por que não concorda com a cobrança. Será aberto um chamado com o nosso time de suporte, que irá analisar a solicitação e retornar em seu email cadastrado.

Visualização e Cancelamento de Contratos

Clicando em Visualizar Contratos, na tela principal da Central, você terá acesso a todos os seus contratos. Por padrão a Central mostra apenas os contratos ativos, porém é possível selecionar a visualização de contratos cancelados.

Status de um contrato pode ser:
Iniciado: O contrato está registrado em nosso sistema, porém ainda não foram realizados pagamentos de mensalidades referentes a ele.
Ativo: O contrato está ativo.
Cancelado: O contrato está cancelado e não irá mais gerar mensalidades (É comum que contratos cancelados gerem uma mensalidade final, dependendo da data de cancelamento).

Ainda nesta visualização é possível solicitar o cancelamento de um contrato, para tanto basta clicar em Cancelar Contrato.

Alteração dos dados cadastrais

Ainda pela Central de Faturas é possível alterar seus dados cadastrais e melhor data de vencimento. Na tela inicial são mostradas estas informações no topo à direita:

Ao clicar em alterar serão mostradas as opções de dia de vencimento que aceitamos (5, 10 e 15).

Ao clicar em editar será mostrada uma tela para edição dos dados de faturamento. Estes são os dados para os quais emitiremos as notas fiscais e os boletos.

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »