Como consultar nota fiscal de terceiros?

João Vallim

Conteúdo

Recentemente houve uma mudança na emissão de nota fiscal de terceiros. Apesar das facilidades que a Nota Fiscal eletrônica trouxe para a gestão contábil e financeira das empresas, o acesso a documentação tornou-se mais restrito.

Para que se entenda essas mudanças, vejamos primeiro o que são as notas fiscais de terceiros e como a consulta a esse tipo de nota fiscal pode ser feita.

O que é nota fiscal de terceiros?

Com base na lei Lei 8.846/94, toda transação comercial deve ser comprovada mediante a emissão de nota fiscal. 

Portanto, similar aos demais documentos fiscais, a nota fiscal de terceiros tem a função de registrar uma transação comercial. 

Essa nota, comprova a realização de uma venda com a inclusão de dados que vão desde o valor recebido, impostos, itens comprados, assim como informações sobre a empresa, entre outros.

Mas afinal, o que mudou na consulta a esse documento?

Por que não é possível consultar a nota fiscal de terceiros?

O fato das notas fiscais possuírem o número da chave de acesso, permite que dados mais específicos sejam visualizados. Tanto por emissores como qualquer pessoa que tenha a chave em mãos. 

Apesar da facilidade que isso trazia para contadores, bancos, transportadoras e empresas de auditoria, também tornava público informações importantes. Fato esse que colabora para  uma menor segurança de dados institucionais. 

Logo, com a mudança de legislação em março de 2020, a Portaria nº 519 que entrou em vigor em março de 2021, proibiu o acesso à nota fiscal de terceiros e tornou as informações restritas.

Um dos motivos dessa alteração é atrelado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa lei objetiva reduzir riscos institucionais e intenciona manter o sigilo de informações de pessoas físicas e jurídicas.

Dados disponíveis

Mas se as notas têm acesso restrito, como e quais dados podem ser acessados?

Bom, os dados disponíveis variam de pessoa física para pessoa jurídica, portanto se atente às especificidades de cada uma.

Para pessoas físicas é possível obter os dados de: Argumentos de consulta; Número do CPF; Dados e informações de resposta; Número do CPF; Nome e Situação (código e descrição).

Já no caso de CNPJ, a lista é maior:

  • Argumentos de Consulta
  • Número do CNPJ
  • Dados e informações de resposta
  • Número do CNPJ
  • Data de Abertura
  • Nome Empresarial
  • Nome Fantasia
  • CNAE Principal (código e descrição)
  • Natureza Jurídica (código e descrição)
  • Endereço (logradouro, número, complemento, CEP, bairro, município, UF)
  • Situação Especial
  • Situação Cadastral (código, descrição, data, motivo)
  • Tipo Estabelecimento
  • Correio Eletrônico
  • Capital Social
  • Porte
  • Telefones (DDD, Número)
  • Órgão
  • Nome Órgão
  • Ente Federativo

Como consultar a nota fiscal de terceiros?

Como já mencionamos, as chaves de acesso tornavam mais fáceis o trabalho de alguns profissionais e instituições. Uma vez que era possível ao consultar a nota, acessar de forma prática diversas informações.

Essa mudança de acesso limitou o trabalho desses profissionais. Isso porque agora é preciso ter o certificado digital da empresa emitente ou da pessoa/empresa destinatária para realizar o download da NFe.

Se um contador ou sistema, por exemplo, costumava acessar notas fiscais sem certificado digital, agora isso não é mais possível. 

Para acessar notas fiscais de terceiros, você pode utilizar os canais disponibilizados pelo governo federal ou estadual, como o Site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado; Portal da Nota Fiscal Eletrônica; Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Mas fique atento: é permitida apenas uma consulta por vez através desses canais e de forma manual.

Ou seja, se o volume de notas a ser consultado for alto, isso pode significar um trabalho extenso. 

Portanto, se você quer manter um serviço otimizado e uma gestão de qualidade na consulta das notas, o ideal é ter um sistema que faça isso por você.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe!

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »