Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe)?

Egon Hilgenstieler

Saiba como emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CCe).

Conteúdo

Desde 2012 não é mais possível utilizar a carta de correção em papel para sanar erros em campos específicos da NF-e, é preciso usar a CCe, ou Carta de Correção Eletrônica. 

Porém, existem algumas regras do que não pode ser alterado através da CCe, são elas:

  • As variáveis que determinam o valor do imposto, como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
  • Dados cadastrais que implicam na mudança do remetente ou do destinatário;
  • A data de emissão ou de saída.

Como emitir CCe no Focus NF-e

Para emitir a Carta de Correção Eletrônica em nosso sistema, você deve seguir os seguintes passos:

  1. No menu Nota Fiscal, procure a nota que quer corrigir e depois clique em Pesquisar.
  2. Selecione a nota e clique em “Emitir carta de correção”

3. Na tela a seguir, você deve informar a data e a descrição da correção.

Lembrando que a data não pode ser antes da data de emissão da NFe, e não pode suceder que a data de processamento (quando a nota foi autorizada). 

Não existe um “modelo” de como deve ser informada a alteração, procure apenas ser claro e objetivo na descrição, pois ela possui um limite de 1000 caracteres.

  1. Clique em “Salvar” e sua CCe será enviada para o SEFAZ. Quando o processo for concluído, você receberá uma notificação e assim poderá salvar o XML gerado.

É possível corrigir uma CCe?

Sim! Você pode corrigir também uma Carta de Correção, basta emitir uma nova versão da CCe seguindo exatamente os passos descritos acima.

O sistema irá criar uma versão que irá substituir a CCe emitida anteriormente, e o SEFAZ irá ignorar a CCe anterior. Ou seja, você deve consolidar todas as alterações em uma só carta. 

Um detalhe importante é que existe um número limitado de correções, no máximo 20 (vinte).

No menu de Notas Fiscais > Cartas de Correção, você irá encontrar uma lista de todas as CCe’s emitidas (mesmo de versões antigas e substituídas).

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »