O certificado digital valida documentos e notas fiscais com a mesma veracidade que um documento assinado manualmente. Logo, esse certificado permite assinar contratos de forma eletrônica e ainda facilita o acesso a portais eletrônicos de serviços públicos.
Nos últimos anos, muitos processos que eram feitos de modo manual nas empresas passaram pela transformação digital, e hoje, podem ser feitos eletronicamente. O certificado digital é uma dessas transformações, ao passo que promove maior eficiência em processos, além de gerar economia e otimização de recursos.
O Certificado digital ajuda a organizar a emissão de documentos e comprovar sua validade jurídica. Por isso, tornou-se um grande aliado no dia a dia dos empreendedores.
Mas o que é e como ter um certificado digital?
O que é certificado digital
Considerada uma identidade eletrônica, o certificado digital é uma assinatura criptografada que traz autenticidade de forma virtual tanto para pessoa física quanto jurídica. Facilita processos burocráticos, tornando as práticas de assinatura de documentos e acessos a plataformas públicas mais otimizadas.
Esse documento, como já mencionado, tem validade jurídica. Portanto, os dados que constam nele são as informações do titular do certificado, como o nome, número do registro civil, a assinatura da Autoridade Certificadora e outras informações.
Com isso, pessoas físicas e jurídicas podem realizar qualquer atividade que necessitem de assinaturas através de seu e-CPF ou e-CNPJ. Sem a necessidade de recorrer a um cartório, o certificado digital substitui a apresentação do CPF ou CNPJ em operações.
Vale lembrar que o certificado agora é obrigatório para empresas que possuem mais de 5 funcionários e que são optantes pelo Simples Nacional.
Além das vantagens de agilidade no processo de assinaturas eletrônicas, o certificado digital torna processos mais seguros, o que é peça chave também para a emissão de documentos fiscais eletrônicos.
Veja nesse outro post as 4 Vantagens de ter o Certificado Digital na sua Empresa.
Como ter um certificado digital
Para ter um certificado digital, é preciso saber quais são as Autoridades Certificadoras, pois são elas que podem comercializar esse documento. Portanto, verifique junto a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) quais órgãos estão autorizados a emitir certificados digitais.
Você pode acessar a lista no site do Governo: Autoridades Certificadoras
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Tipos de Certificado Digital
Após selecionar a Autoridade Certificadora, a próxima etapa é a emissão do certificado conforme a instrução da empresa autorizada. Entretanto, fique atento pois existem 2 tipos diferentes de certificados digitais:
Certificado A1
Com validade de 1 ano, o Certificado A1 pode ser armazenado em seu próprio computador e é indicado para empreendedores que emitem grandes volumes de notas fiscais.
Por permitir essa tranquilidade em ter o acesso direto pelo computador do usuário,o Certificado A1 melhora o desempenho em operações rotineiras, além de proporcionar uma maior segurança em dados.
Para ter uma estimativa de preço desse certificado, você deve considerar a soma do custo do certificado mais o custo de uma visita técnica se você optar por essa assistência.
Certificado A3
O Certificado A3 funciona para pequenas quantidades de emissões e fica armazenado em dispositivos portáteis, como um pendrive por exemplo. Ao contrário do A1, esse certificado possui validade com prazo variável, podendo ser de 12 a 36 meses.
Dessa forma, seus valores também se tornam variáveis, afinal a estimativa de preço considera o tempo de validade.
Em nosso blog temos um post que ajuda a identificar o melhor tipo de certificado digital para sua empresa, confira AQUI.
Lembrando que os valores também variam conforme a Autoridade Certificadora escolhida e a região que você se encontra.
Se você está iniciando no mundo dos negócios, o certificado digital é um documento indispensável, assim como a emissão de notas fiscais.
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