Como um sistema integrado pode ajudar na gestão empresarial?

You are currently viewing Como um sistema integrado pode ajudar na gestão empresarial?

Você sabe o que é um sistema integrado de gestão empresarial? 

Esse sistema é uma ferramenta que traz inúmeras vantagens para uma gestão otimizada e para que o desenvolvimento de processos sejam potencializados e mais eficientes.

No artigo de hoje vamos explicar o que é esse sistema assim como a sua importância e benefícios para as empresas.

Acompanhe!

O que é um sistema integrado de gestão empresarial?

O sistema integrado de gestão também é conhecido como ERP, sigla do inglês “Enterprise Resource Planning”. 

Através da conexão de alguns subsistemas, esse sistema reúne todas as ações necessárias em um ambiente único para a execução de um projeto, o que gera soluções inovadoras para as empresas.

Logo, o ERP torna mais fácil acompanhar etapas de produção e facilita a análise para uma gestão eficiente. 

Ao adotar um sistema como esse, as empresas têm uma gestão automatizada de processos, sejam administrativos, de produção,  financeiros, entre outros. Assim, o ERP torna-se um modo de mensurar a saúde do negócio.

A importância de um sistema integrado para gestão 

Para empresas que estão começando, a gestão pode até ser algo mais simples por possuírem demandas menores. Mas ao passo que a estrutura aumenta, é preciso estar pronto para uma maior complexidade na administração.

Com o uso de um ERP, as empresas podem agir com maior estratégia em seus setores, já que é possível trabalhar de forma que abrange todas as áreas em modo simultâneo. 

Da produção ao marketing, do comercial ao financeiro, é possível ter uma visão do todo e aplicar ideias e decisões de maneira mais acertada.

Dessa forma, podemos elencar alguns benefícios da utilização de um ERP, como:

Automatização dos processos 

Pelo fato do sistema ERP ser um software que agrega todos os detalhes dos setores da empresa,  o uso de planilhas é dispensável. Isso gera maior capacidade de gestão e otimização de tempo, maior agilidade e a redução de erros.

Controle fiscal

Com um sistema integrado, é mais fácil controlar as entradas e saídas de caixa, assim como manter informações fiscais atualizadas. O que garante estar com as demandas fiscais em ordem perante ao Fisco.

Informações atualizadas

Devido a integração de informações de todos os setores, o ERP permite uma atualização em tempo real das informações. Isso promove maior eficiência e facilidade de organização para a gestão sem perder o controle dos processos e gerando mais lucro.

Gestão eficiente

Com um ERP você controla desde o estoque, a carga de trabalho dos seus colaboradores até as operações da empresa. Isso gera uma melhor resposta tanto no fluxo de informações internas, assim como melhora a resposta do mercado em processos externos à empresa.

Existem outros benefícios que um sistema integrado de gestão traz, mas em resumo, ele promove uma gestão eficiente e de qualidade. Garantindo redução de custos, agilidade nas tomadas de decisão e processos.

Como escolher um sistema integrado

Para escolher um ERP adequado ao seu negócio, é preciso avaliar alguns itens como: 

  • a procedência do sistema contratado, como é sua popularidade diante dos consumidores;
  • se é um bom fornecedor, caso você opte por não continuar com a empresa;
  • como são os processos de atualização e a busca por inovação e correção de bugs do software ofertado;
  • como é o suporte aos processos da sua empresa e quais são os procedimentos de segurança;
  • Qual o tipo de hospedagem da ferramenta, se é em nuvem ou desktop.

É importante analisar como a gestão do seu negócio funciona para escolher um sistema, além de buscar por ferramentas que prezam pelo não compartilhamento de suas informações de modo anônimo. 

Confira mais artigos sobre SaaS e documentos fiscais no blog do Focus NFe.

Deixe um comentário