Como usar a API do WhatsApp para atendimento?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe como usar a API do WhatsApp? 

Essa ferramenta pode facilitar a vida dos negócios que utilizam o WhatsApp como forma de atendimento, gestão e suporte de clientes.

No artigo de hoje confira o que é essa API e quais são os seus benefícios para as contas comerciais.

Vamos lá?

A evolução do WhatsApp em atendimentos

Com bilhões de usuários ativos pelo mundo, no Brasil o número de pessoas que utilizam o WhatsApp ultrapassa 120 milhões.

A partir disso, muitas empresas também aderiram à ferramenta como forma de atendimento aos clientes. 

Observando essa demanda, a Meta (novo naming do Facebook) lançou inicialmente o WhatsApp Business focada em micro e pequenas empresas. 

O sucesso deste sistema levou a marca a visar por um público maior. Por isso, lançou em seguida o WhatsApp Business API ou Business Solution. Essa nova solução permite que empresas de maior porte também utilizem o aplicativo.

O que é a API do Whatsapp 

Em linhas gerais, podemos dizer que uma API é uma interface de programação usada para realizar a comunicação entre sites, aplicativos e sistemas distintos. 

Assim, a  API do WhatsApp nada mais é que um sistema que faz a comunicação do WhatsApp Business com outras plataformas, possibilitando o acesso e trocas de dados entre as duas partes.

O objetivo dessa API é otimizar o atendimento ao cliente, permitindo a integração com plataformas de atendimento comerciais, CRMs, automação de marketing, dentre outros.

Ativando a API do Whatsapp 

O primeiro passo para começar a usar a API do Whatsapp é criar uma conta comercial no aplicativo. 

Essa conta servirá para identificação, bem como a inserção de informações sobre a empresa no próprio perfil. A descrição pode incluir localização, horário de funcionamento, site, serviços e demais detalhes.

Após dar entrada nesse processo, sua conta passa por uma avaliação. Ao ser validada, recebe o selo de confirmação.

Com a conta comercial no ar, existem dois caminhos para ativar o WhatsApp API: entrar em contato direto com o Facebook ou se utilizar de provedores autorizados.

No caso da primeira opção, é preciso inserir seus dados em um formulário com na página oficial da API. Já no caso dos provedores, é necessário escolher e contactar um dos parceiros oficiais.

Vantagens da API do WhatsApp 

Assim como diversas outras APIs disponíveis no mercado, a API do WhatsApp pode trazer diversos benefícios para as empresas. 

Tendo em vista que o objetivo principal é facilitar tanto o atendimento como o suporte ao cliente, algumas dessas vantagens são:

Profissionalizar o atendimento

Para que a API seja utilizada, será preciso formalizar um processo de atendimento. Sem isso, o sistema pode sair do controle e causar mais problemas do que soluções.

A criação desse processo já contribui para que o serviço se torne mais profissional. Isso otimiza a proposta de valor, entregando benefícios mais palpáveis ao consumidor, como um atendimento mais rápido e objetivo.

Melhorar a relação com clientes

O uso da API do Whatsapp é uma forma de escalar os diálogos comerciais e de suporte, por meio da automatização. Assim é possível ampliar o volume de atendimentos sem perder qualidade.

Ações desse tipo podem melhorar a relação com clientes, por oferecer um suporte mais rápido. Isso passa mais confiança, já que é possível criar caminhos para personalizar o atendimento, mesmo em escala.

Entretanto, fica o alerta: é preciso criar estratégias adequadas ao comportamento do consumidor, para de fato oferecer uma experiência positiva. Caso contrário, será apenas mais uma empresa que deixa um robô falando com seus clientes.

Centralizar os dados

Ao integrar a API do WhatsApp com sua plataforma de comunicação, é possível enviar e gerenciar direto pela API.

Além disso, a equipe de suporte pode enviar mensagens de clientes entre si, facilitando a transferência do atendimento, quando necessário.
Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »