Inbound Sales aplicado a SaaS

Welker Zigante

Conteúdo

Antes de falar como funcionam as vendas SaaS, é importante entender, no geral, o cenário em que estamos atualmente. No Brasil, mesmo enfrentando anos de crises diversas, o setor de tecnologia vem crescendo cada vez mais. No primeiro semestre de 2019, segundo estudo IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 da IDC Brasil, o mercado nacional de TI (tecnologia da informação) cresceu 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. E isso, em partes, se deve às empresas de SaaS (Software as a Service) e seu crescimento nos últimos anos. 

O que é o SaaS?

SaaS é o termo utilizado para a oferta de aplicações como serviço (ou Software as a Service, na sigla em inglês). Esse segmento ganhou popularidade nos últimos anos com a computação em nuvem. Nele, empresas e usuários domésticos fazem a assinatura de ferramentas por meio da rede. O seu valor pode ser modificado conforme o tempo de adesão, o número de recursos contratados ou o de utilizadores ativos.

Esse modelo de licenciamento é considerado competitivo pelo baixo custo, já que o negócio deixa de pagar pela licença com o preço cheio. Além disso, enquanto a assinatura for mantida, o cliente terá acesso garantido a todas as atualizações de software de correções de segurança, o que torna a aplicação mais inovadora e confiável, além de agregar valor ao produto.

Entenda mais sobre o panorama do SAAS no Brasil

Como funcionam as vendas SaaS?

Vendas SaaS é o processo de venda do software web para os clientes. A forma como a venda acontece, em geral, é diferente de cliente para cliente, pois muitas vezes um mesmo sistema pode atender diversos tipos de usuários, e entender como isso funciona e se preparar para cada tipo de venda é um dos pontos chave para um vendedor de SaaS.

Inicialmente, o setor de marketing da empresa deve alimentar os leads até que estejam prontos para a venda. Esse engajamento pode ser feito através de posts em redes sociais, conteúdos relevantes no blog, elaboração de anúncios pagos, etc. Todo esse processo é chamado de Inbound Marketing, que possibilita a conexão com o público através de ferramentas web, diferindo bastante do modelo tradicional de publicidade.

Após a equipe de marketing qualificar os clientes, é hora do pessoal de vendas entrar em ação e realizar o acompanhamento daquele lead. Um ponto importante que devemos observar é que, nem sempre um lead qualificado para venda está pronto para comprar. Entendida a etapa em que o cliente está, o vendedor SaaS deve ser claro e direto na hora de mostrar as vantagens do software. Como mencionado anteriormente, é importante adaptar a apresentação do sistema para cada tipo de cliente. Isso pode ser a diferença entre conquistar um cliente ou afastá-lo. Outro ponto chave é o representante da empresa entender completamente como o software funciona e estar preparado para surpresas. Quanto maior a confiança, maior as chances de sucesso.

Em resumo, as vendas SaaS podem, inicialmente, se mostrar um tanto complexas de início, até porquê o ciclo de vendas pode ser maior, variando de acordo com o tipo de software que é ofertado, o valor cobrado para uso daquele sistema, ou outras variáveis que podem aparecer de acordo com o público em questão. Mas, no geral, seguindo a receita de vendas SaaS, evoluindo etapa a etapa e entendendo a fundo seu cliente, as chances de sucesso são grandes e promissoras.

Fontes:

https://blog.hubspot.com/sales/saas-sales-ultimate-guide?utm_campaign=Sales%20Blog%20-%20Manual%20Emails&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=59288564

https://www.inova.jor.br/2019/10/11/mercado-brasileiro-ti-2019/
https://focusnfe.com.br/2018/10/qual-e-o-panorama-atual-de-saas-no-brasil-entenda-aqui/
Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »