API Economy: Dicas para Começar

Ricardo Acras

Conteúdo

O conceito de API Economy é cada vez mais forte entre os profissionais de TI e tem sido um importante fator de mercado, com destaque entre empresas como Google, que adota o API Economy como uma estratégia de marca.

O que é API Economy?

Antes de tudo, é necessário entender o que é e para que serve uma API: este é responsável pela comunicação entre dois softwares, mesmo que com linguagens diferentes.

E com tantas linguagens e formas diferentes de softwares, as APIs estão ganhando cada vez mais importância e afetando o negócios de empresas. A partir daí, surgiu o conceito de API Economy.

Exemplo de API Economy

Apesar da definição ser nova, API Economy já está presente em grandes empresas das mais diversas formas, influenciando diretamente o negócio dessas marcas.

Imagine por exemplo, negócios como do Decolar, TripAdvisor ou Kayak. Sem uma API capaz de ir até o site de companhias áreas e hotéis, buscar informações e retornar ao usuário, o negócio destas empresas seria inviável.

Casos menos extremos seriam do Mercado Livre ou e-commerces. A API de integração com os Correios é um recurso importante para a economia desses negócios, já que busca CEPs e endereços, possibilitando o cálculo de valor e tempo de frete.

E voltando ao exemplo do Google, quem nunca entrou em um site e viu o Google Maps, mostrando o endereço da empresa? Esta é uma API que possibilita a vida de um serviço que hoje é praticamente indispensável na mobilidade urbana.

Esses são apenas alguns exemplos de como a API pode criar valor, ajudando empresas a agregar funcionalidades e experiências ao consumidor, ou mesmo criar novas formas de negócio.

Dicas para Começar na API Economy

Para empresas dispostas a moldar seu negócio com API Economy é essencial entender primeiro que APIs vão além de simples acessórios. São caminhos para a transformação digital, permitindo conexões não só entre coisas, mas entre pessoas. Veja algumas dicas para começar:

  • A API Economy é uma questão para toda a empresa, não só do setor de TI. Enxergar a importância no investimento deve ser uma visão compartilhada por todos os colaboradores.
  • Estude seus clientes e colaboradores. As APIs são digitais, mas são feitas para resolver problemas de pessoas reais. Então antes de tudo, pense e entenda o que as pessoas precisam.
  • Concentre-se no público-alvo. Sua API pode ser incrível mas precisa encontrar os desenvolvedores certos que realmente precisam dela. Então antes de criar, procure quem precisa. Isso vai evitar que APIs sejam ideias fracassadas.
  • Oportunidades de negócios podem ser habilitadas por APIs e esse é o melhor meio de monetização. Mais do que vender sua API por chamadas, foque em criar chances de negócios.
  • Não descuide da proteção. Muitas vezes APIs lidam com dados sensíveis e pessoais. Por isso a proteção do usuário final e sua privacidade devem ser prioridades da API. Qualquer descuido pode retornar como uma grande dor de cabeça para a sua empresa.

O cenário de API Economy mostra-se cada mais promissor e lucrativo. Não é a toa que marcas em crescimento e pertencentes a nova economia baseiam seu modelo de negócios em APIs. Mas é importante visualizar esse cenário não como uma moda a ser seguida, mas uma forma de revolução nos meios de consumo e comunicação. Impactando positivamente milhares de pessoas e negócios.

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »