NF-e 4.0: como empresas podem melhorar com esse novo modelo?

Ricardo Acras

Conteúdo

O novo modelo de nota fiscal eletrônica, o NF-e 4.0, entrou em vigor no final do ano passado e trouxe algumas mudanças para as empresas. Uma das mais significativas foi a alteração do protocolo SSL, que apresentava vulnerabilidade, para o TSL 1.2 ou superior, garantindo maior proteção dos dados. Além disso, modificações no layout e outras mais técnicas também foram implantadas.

Ainda que, a princípio, pareça algo mais burocrático, todas essas substituições propiciam benefícios aos estabelecimentos, como padronização, clareza, segurança, controle, rastreabilidade.

Continue a leitura, a fim de ver mais detalhes e prepare seu sistema para a emissão!

NF-e 4.0: saiba as vantagens para sua empresa

Desde a implantação da nota fiscal eletrônica, em 2006, a Secretaria da Fazenda, ocasionalmente, realiza mudanças nos modelos das notas, a fim de facilitar a fiscalização e simplificar os processos existentes em um negócio. Enquanto no início, as pessoas viram essa introdução com certa desconfiança, hoje já é costume a emissão diária, que, segundo o site oficial da NF-e, já foram mais de 20 bilhões expedições.

Esse documento, por ser eletrônico, existe apenas digitalmente, no arquivo XML. Qualquer tipo de empreendimento que comercializa algum produto ou serviço é obrigado a atender a essas transformações e emitir notas fiscais, inclusive MEI ou pessoa física, em alguns casos.

Veremos, então, a partir de algumas das mudanças, os ganhos que tivemos!

Rastreabilidade dos produtos

A inclusão do novo grupo “rastreabilidade do produto” facilitando que mercadorias sujeitas a regulações sanitárias sejam rastreadas. O código da ANVISA será informado no campo específico, permitindo essa atividade. Isso possibilita maior segurança e controle dos itens, evitando roubos ou extravios.

Formas de pagamento

Enquanto antes a informação pedida era, apenas, referente à vista ou ao prazo, agora é preciso mais detalhes, como dinheiro, vales, cartões. As modalidades de frete também ficam mais específicas. Isso dá ao setor financeiro maior clareza, evitando erros e facilitando a visão no controle da entrada e da saída de dinheiro.

Fundo de combate à pobreza (FCP)

Esse imposto é previsto pela Constituição Federal e recebe recursos oriundos do ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Agora, com o campo individual, haverá mais especificidade e clareza para os empresários sobre os tributos pagos, além de transparência nas fiscalizações da Secretaria da Fazenda.

Operações com combustíveis

Os novos campos a serem informados possibilitam maior compreensão do produto comercializado, com a identificação do percentual de mistura GLP e a descrição do código ANP. Isso fornece mais segurança e monitoração aos administradores de postos de combustíveis sobre as características dos produtos que estão sendo comercializados aos seus clientes.

O intuito por trás de todas as mudanças que ocorrem de tempo em tempo é deixar os processos cada vez mais automatizados, ágeis e seguros para as empresas. Quanto maior detalhamento das operações, maior clareza ao FISCO e à área de contabilidade na instituição. A otimização das atividades, do tempo e a visão mais ampla também são beneficiadas.

É importante manter-se atualizado com o sistema e todas essas mudanças, a fim de garantir melhorias à empresa e evitar erros comuns. Todavia, quem puder contar com um software confiável não irá ter motivos de preocupação com essas alterações da NF-e 4.0, pois elas já são automáticas, para se adaptar às novas realidades.

Compartilhe este post nas redes sociais, para que mais pessoas tenham esses conhecimentos também!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »