Como emitir nota fiscal de serviço (NFSe) em Londrina – PR

Luciano Romaniecki

Londrina – PR é uma das centenas de cidades integradas à API da Focus NFe. Nossos clientes já podem fazer a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais de serviço (NFSe). Utilizamos um padrão simples e consistente de comunicação com o web service da prefeitura, garantido disponibilidade e rapidez. Conheça o formato único que nossa API utiliza na comunicação com todos os municípios clicando aqui.

Veja abaixo os detalhes deste município:

Dados básicos:

Provedor: Próprio.
Utiliza padrão ABRASF: Não.
Necessita certificado digital: Não, requer dados de login e senha de acesso na prefeitura.
Endereço produção: https://iss.londrina.pr.gov.br/nfse/login.php
Endereço homologação: http://testeiss.londrina.pr.gov.br/nfse/login.php
Campos em nossa API:

item_lista_servico: Utiliza o padrão nacional da Lei Complementar 116/2003. Mas alguns códigos possuem outros que lhe são correspondentes com 4 ou 5 digitos, e que devem ser enviados no lugar do valor do item padrão da lei complementar. Os mesmos podem ser consultados nessa tabela.
Por exemplo, o item 6.01, possui o 6011 e 6012, logo deverá ser enviado um desses dois últimos. O que ocorre em outro exemplo, item 12.08, possui o 12081, 12082 e 12083.
codigo_cnae: Campo obrigatório.
codigo_tributario_municipio: Campo não utilizado.
natureza_operacao: Aceita os seguintes valores:
tp – Tributada no prestador; (valor padrão caso seja informado outro dado no campo)
tt – Tributada no tomador;
tf – Tributado Fixo;
is – Isenta/Imune;
nt – Outro município;
si – Exportação;
ca – Cancelada.
Observações:
- Contato suporte prefeitura: issonline@londrina.pr.gov.br ou (43) 3372-4253
Caso não consiga acessar o ambiente de homologação, entre em contato com o suporte no telefone acima.

- Depois de conseguir acesso ao ambiente de homologação, você deverá ainda realizar alguns procedimentos no acesso da prefeitura:
    - Clique em AIDF -> Preenchimento do Formulário para Solicitação de Autorização para Emissão de NFS-e. Preencha os dados e envie.
    - Clique em AIDF -> Preenchimento do Formulário para Solicitação de Autorização para Geração do RPS por Sistemas Informatizados. Preencha os dados e envie.
    - Entre em contato com o suporte da prefeitura e solicite a aprovação do AIDF no ambiente de homologação. Apenas após este procedimento a empresa estará apta a emitir notas neste ambiente.
    - Após procedimento acima será gerada uma senha para a emissão de notas nesse ambiente e que deverá informar no cadastro da empresa.

- Para cancelamento da nota o CPF do prestador responsável deve estar cadastrado no respectivo campo de cadastro da empresa.

- Os dois ambientes (produção e homologação) não podem ser utilizados ao mesmo tempo, é necessário a configuração da respectiva senha no cadastro da empresa, quando precisar alterná-los

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com nossa equipe!

API para emissão de NFSe

Integre a API REST da Focus NFe e automatize as emissões de notas em mais de 800 prefeituras.

Sem Setup nem Fidelidade

Na Focus NFe você não paga taxa de setup e não tem fidelidade.