NFSe Rio de Janeiro – Cidades atendidas pelo Focus NFe

Com o Focus NFe API você poderá emitir NFSe diretamente de seu sistema no município de Rio de Janeiro – RJ assim como em centenas de outras cidades no país com um único formato simples de integração.

A cidade de Rio de Janeiro – RJ utiliza um modelo próprio que segue o padrão ABRASF. Há um ambiente de homologação 100% funcional que você pode usar para testes.

Para visualizar as notas geradas na prefeitura, você pode usar o link https://notacarioca.rio.gov.br/documentos/verificacao.aspx para o ambiente de produção ou https://homologacao.notacarioca.rio.gov.br/documentos/verificacao.aspx para o ambiente de homologação.

Confira aqui a nossa lista com todas as cidades atendidas.

Provedor: Próprio.

Utiliza padrão ABRASF: Sim, 1.0.

Necessita certificado digital: Sim.

Endereço produção: https://notacarioca.rio.gov.br/

Endereço homologaçãohttps://homologacao.notacarioca.rio.gov.br/

item_lista_servico: Utiliza o padrão nacional da Lei Complementar 116/2003.

codigo_cnae: Campo não utilizado.

codigo_tributario_municipio: Utiliza uma versão estendida do campo item_lista_servico. Normalmente contém 2 dígitos a mais. Informe apenas os números aqui sem formatação. Veja uma nota de exemplo para verificar qual o valor adequado. Exemplo de valor: “080214”, quando item_lista_servico = “08.02”.
Outra questão sobre esse campo, caso o contribuinte possuir algum beneficio fiscal (por exemplo precisar enviar natureza_operacao = 3), deve-se enviar no campo codigo_tributario_municipio a junção do código do beneficio + codigo tributario. Por exemplo 123 + 080214, logo, deve-se enviar o valor 123080214.
A listagem dos benefícios fiscais pode ser verificada acessando o link a seguir (https://notacarioca.rio.gov.br/manuais.aspx), e clicando em ‘Tabela de Beneficios Fiscais’ (final da página)

Deixe um comentário