O que é Marketing B2D?

O que é Marketing B2D?

  • Post author:
  • Post category:Matéria
  • Reading time:5 mins read

Business to developer ou B2D, é um modelo de marketing com o objetivo de construir e comercializar produtos digitais tendo como público-alvo principal os desenvolvedores de softwares. 

Nessa linha, uma forma de otimização do B2D é associar o uso de APIs em sua estratégia.

Portanto, para desenvolvedores que precisam lidar com a emissão de documentos fiscais, além de entender a diferença entre cada tipo de documento, é válido saber o que é  Marketing B2D e como integrar às APIs nessa estratégia.

É isso que vamos falar no artigo de hoje. Vamos lá?

O que é API?

API é um termo que vem do inglês Application Programming Interface, que traduzido significa “Interface de Programação de Aplicativos”. O objetivo das APIs é tornar possível a comunicação entre aplicativos sem a interação direta do usuário. 

Composta por várias funções, as APIs funcionam por meio da comunicação de códigos que determinam ações específicas em uma interface, sendo que essas funções só são acessíveis através de programação. 

Essas interfaces de programação são muito utilizadas por empresas que pretendem incentivar os desenvolvedores a criar produtos associados aos serviços. Ou que pretendem ter acesso a plugins que aumentem o potencial de seus programas. 

Por exemplo, aqui no Focus, nós desenvolvemos APIs para a emissão de notas fiscais. De maneira que, ao ter a nossa API integrada ao seu sistema ERP, a comunicação com órgãos reguladores de documentos fiscais é feita no momento da emissão. Assim, é possível garantir agilidade e segurança com as notas fiscais sem que o usuário precise fazer intermediações de forma braçal. 

Marketing B2D

Como já mencionamos, o Marketing B2D tem como foco atrair desenvolvedores para APIs abertas sejam eles focados em web, desktop ou mobile. 

Através da comercialização de produtos digitais voltadas especialmente para esse público, a estratégia B2D proporciona que empresas se aproximem de desenvolvedores para a construção de softwares e ferramentas que fortaleçam dados internos e a propriedade das mesmas.

Uma forma de potencializar seu B2D está na associação das APIs à sua estratégia e é o que vamos ver a seguir

Como usar APIs em Marketing B2D 

Existem algumas formas de aplicar o Marketing B2D e alcançar bons resultados e uma delas é usar APIs dentro do seu processo. Então confira algumas dicas:

Saiba como funcionam as APIs

É importante compreender o mínimo sobre APIs. Assim, se você tiver um time próprio de desenvolvedores ou não, você saberá desde a parte mais técnica até a parte mais dinâmica desse negócio.

Alinhe as ferramentas ao público alvo

É importante que as ferramentas utilizadas para ter acesso a sua API sejam compatíveis com o perfil de programadores que você busca. 

Uma forma de garantir isso é deixar disponível ferramentas educacionais que ajudem na melhor compreensão com documentos, conceitos e boas práticas para o desenvolvimento. Dessa maneira, você facilita o uso de sua API e desperta o interesse do desenvolvedor para criar aplicações para o seu sistema.

Seja acessível

Ser transparente e acessível é uma das peças chave para que o seu público encontre a sua API. Por isso, tenha um site dinâmico e objetivo que disponha de ferramentas, conteúdos e toda a tecnologia para os programadores começarem de um jeito fácil.

Saiba se comunicar

Também vale pensar na comunicação com esses desenvolvedores. 

Algumas formas são através de produção de conteúdo para blog e redes sociais, anúncios em  imprensa e mídias digitais, até mesmo por meio networking através de desenvolvedores evangelistas.

Conheça seu público

Assim como nas estratégias B2B e B2C, é de suma importância conhecer o seu público, uma vez que é a melhor maneira de atingir seus objetivos de marketing.

Conhecendo seu público, você vai conseguir direcionar melhor a sua comunicação, assim como entender se o seu público tem ou não um conhecimento mais avançado. Você pode fazer isso de modo que utilize a melhor linguagem para conversar com os desenvolvedores, seja de forma mais técnica ou pedagógica. 

Crie oportunidades 

A inovação é elemento chave de todo novo serviço ou produto. Com a criação de novas APIs não é diferente. 

Oferecer a oportunidade para desenvolvedores trabalharem em pares é uma maneira de fazer esses profissionais pensarem em novas ideias para consolidar sua API. 

Alguns exemplos são os hackathons, eventos de programação, competições, dentre outros. O importante é promover o encontro, um ambiente propício à inovação e a habilidade de se sujeitar a revisões. 

Utilize uma API para emitir seus documentos fiscais, conheça o Focus NFe: https://focusnfe.com.br

Deixe uma resposta