Por que o SaaS sobreviveu durante a crise?

João Vallim

Conteúdo

As empresas que atuam com Software as a Service (SaaS), ao contrário de muitas empresas brasileiras, chamam a atenção pela manutenção das operações diante da crise que atingiu o país e o mundo. Entenda o porquê!

Abrir ou manter um negócio funcionando normalmente é bastante complexo. No ano de 2020 o desafio foi ainda maior para os empreendedores. Hoje, após mais de seis meses do início da pandemia do Coronavírus, que causou a crise, já conseguimos ver com clareza as consequências das adaptações, restrições e mudanças que fizeram com que algumas empresas tivessem que fechar suas portas. 

Empresas de diferentes nichos precisaram adotar novas medidas de segurança, restringir o horário de funcionamento, encontrar novas maneiras de se comunicar e atender aos clientes, investir em sistemas delivery e também novas maneiras de trabalhar, exemplo o home office.Essas mudanças foram decisivas para algumas, decretando até o fim do funcionamento. Para outras, foi uma abertura de oportunidades, que permitiram destaque em todo mercado, como é o caso das empresas SaaS. Mas qual a razão para esse tipo de empresa estar se destacando durante a crise? Separamos alguns motivos:

  • Equipes reduzidas:
    Uma das alternativas de sobrevivência de empresas foi a redução no número de funcionários, seja por suspensões temporárias ou demissões. No caso das que atuam com o software como um serviço esse cenário não foi tão comum, já que as equipes geralmente já são mais enxutas e multidisciplinares.
  • Home office:
    A flexibilidade de equipes de tecnologia também foi um facilitador para esse momento. Muitos dos profissionais atuam como PJ (pessoa jurídica) e já tem a facilidade de trabalhar em casa e ter o senso de responsabilidade nas entregas – uma das maiores adaptações dessa pandemia. 
  • Modelo de negócio online:
    As adaptações para o universo online foram um dos principais desafios para as empresas. Para o SaaS, esse foi mais um passo à frente. Isso porque o modelo de negócios já ocorria dessa maneira, sem precisar de grandes adaptações, menores custos, manutenção das atividades e as próprias mudanças culturais – como aconteceu em cadeia de suprimentos, por exemplo.
  • Agilidade e adaptação: 

O desenvolvimento de software ensina aos profissionais uma grande lição que é a rápida adaptação para resolução de problemas ou otimizações na plataforma. Essa cultura embutida nas empresas SaaS também foi um facilitador para enfrentar o período de crise, uma vez que a busca por alternativas em meio às situações emergenciais é algo recorrente no meio.

  • Relacionamento com os clientes:
    A comunicação com os clientes do software já acontece através das diferentes plataformas online. Além disso, muitas empresas já investem em fluxos de relacionamento com e-mails, envios de e-mail marketing com novidades ou explicações e até o desenvolvimento de páginas específicas para dúvidas ou esclarecimentos. Por isso, o contato e possíveis explicações sobre mudanças na operação também ficaram mais simples que em outras empresas. 

Ainda que a crise tenha afetado diretamente muitas empresas, especialmente pelo fato da diminuição de consumo e a incerteza, algumas características facilitaram e continuam facilitando a existência dos negócios. De forma geral, a facilidade de adaptação e a utilização de plataformas online foram grandes diferenciais que as empresas SaaS e outras que se destacaram no mercado têm em comum. 

E na sua empresa, qual a principal tática para driblar as dificuldades e continuar mantendo uma operação de sucesso? Deixe seu comentário nos contando! 

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »