SaaS escalável: como esse modelo de negócios ajuda a crescer

João Vallim

Conteúdo

Muitas vezes quando falamos em modelos de negócios com potencial de crescimento, podemos encontrar como sugestão a criação de um SaaS escalável.

Mas o que faz do Software como um serviço um modelo que promove a escalabilidade?

Seja para a empresa que vende o software como para a que o utiliza, esse modo de comercialização pode trazer benefícios na hora de crescer.

No artigo de hoje, vamos apresentar alguns motivos que fazem do SaaS uma forma muito mais escalável que a maioria dos outros modelos de negócio.

Acompanhe o texto para saber mais!

O que é um modelo de negócios escalável?

Em poucas palavras, podemos dizer que um modelo de negócios escalável é aquele que permite o crescimento do faturamento de forma acelerada e financeiramente sustentável.

É acelerada pois permite a reprodução do produto ou serviço em uma escala ampla. E torna-se financeiramente sustentável porque esse crescimento é promovido sem que seja necessário aumentar proporcionalmente os custos.

Replicável e escalável

Em geral, a escalabilidade está ligada ao fato de que o produto tenha um caráter de ser facilmente replicável. Isso significa que terá um nível de padronização que permita que seja aplicado em diversos contextos diferentes.

Quando se pensa em produtos e serviços tangíveis, como por exemplo uma rede de restaurantes ou de salões de beleza, o fator de repetição se torna mais complexo, já que demanda instalações físicas, equipamentos, gestão de pessoas e tudo mais.

Ao trazermos para o contexto de produtos digitais, já é possível ter alguma ideia de porque o SaaS pode ser mais facilmente escalável. Vamos entender isso melhor na sequência.

Leia também: 4 dicas para escalar a sua empresa SaaS

3 motivos que tornam o SaaS escalável

Para esclarecer porque o modelo SaaS pode ser muito mais escalável, confira as razões a seguir:

Os custos se reduzem 

Ainda que consuma recursos digitais e necessite de toda infraestrutura tecnológica, oferecer um software como um serviço tem o potencial de crescer mais gastando menos.

Isso porque terá maior abrangência em relação a localização e pode ser gerenciado com uma equipe central. 

O cliente percebe mais valor

Vender um software como um serviço e não como um produto torna-o mais atrativo ao consumidor. Afinal, não é vendido somente um acesso à uma plataforma, mas várias outras facilidades.

Ao criar um modelo que inclui suporte especializado, atualizações automáticas, customizações e outros benefícios, você estará gerando muito mais valor ao cliente. Assim, o produto se destaca e as vendas aumentam, sem mexer na estrutura.

O sistema é prático

Outro diferencial que o SaaS promove que ajuda no crescimento é a praticidade. Isso se aplica quando percebemos que esses softwares como serviço tem integração com outros sistemas e acesso fácil por meio de diversos dispositivos.

Além disso, a maioria dos SaaS propõe o pagamento conforme o uso. Isso dá mais liberdade ao cliente e permite que a utilização do software acompanhe o ritmo da empresa.

Gostou de saber mais sobre SaaS escalável?
Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »