ERP: vantagens de utilizar uma API na emissão de NFe

João Vallim

Conteúdo

Utilizar uma API ou desenvolver integração para emissão de NFe?

Diversas empresas de ERPs precisam oferecer em seus sistemas a função de emissão de documentos fiscais e podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção.

Com isso, muitos desenvolvedores tentam fazer uma integração direta com órgãos fiscais por conta própria, como por exemplo com a Sefaz. No entanto, existem algumas desvantagens em agir dessa forma, pois o desenvolvimento exige esforço e investimento maiores do que utilizar uma API integrada. 

Outras dificuldades que também podem aparecer vão desde a dificuldade de integração com prefeituras (que ocasionalmente podem não ter webservice) até retrabalhos por conta de instabilidades de servidores e a necessidade de certificados para emissão de algumas notas.

Então, no post de hoje vamos mostrar algumas vantagens para ERPs quando utilizam uma API para a emissão de notas fiscais.

Vantagens de utilizar uma API

As APIs servem para facilitar a integração de sistemas promovendo um ambiente mais seguro e eficiente, permitindo a otimização de serviços e outros setores da empresa. Veja algumas das vantagens a seguir:

API com suporte abrangente

Um ERP que opta por integrar sozinho a emissão de notas fiscais pode perder tempo principalmente quando tem que lidar com as diversas prefeituras, estados e união.  Isso porque o sistema terá que estar em concordância com cada nota desses lugares em específico.

Quando se tem uma API para emissão de notas, tanto o gerenciamento das notas fiscais quanto o suporte em torno das peculiaridades de cada documento já é garantido. Isso acontece pois empresas de APIs estão habituadas ao funcionamento de cada órgão fiscal.

Armazenamento de arquivos 

Outro ponto importante é o armazenamento de notas fiscais das empresas. 

Em sistemas que não possuem uma API de emissão, a chance de sobrecarga e dificuldades no desenvolvimento para armazenar documentos são maiores. Assim, considerar uma API comercial que tenha a guarda obrigatória de 5 anos mostra mais uma vantagem.

Atualizações

Todos os anos a emissão de notas fiscais passa por atualizações. Sejam mudanças da versão dos documentos até a implementação de novos documentos em regiões distintas.

Portanto, ter soluções mais eficientes e com mais funcionalidades trazem benefícios aos negócios. Nesse caso, as APIs ajudam os desenvolvedores a se adequar de forma mais prática e menos trabalhosa diminuindo os impactos dessas mudanças. 

Gestão de contingência

Com uma certa frequência, os servidores das prefeituras e secretarias da fazenda ficam indisponíveis. Dessa forma, para alguns tipos de notas fiscais e em determinados estados e municípios, é possível fazer o uso da contingência.

Logo, caso o servidor principal se encontre indisponível, as APIs comerciais entram em ação gerenciando o direcionamento das notas para a contingência. Garantindo a emissão das notas até que a situação se normalize.

Foco e produtividade otimizada

Levando em conta que a emissão de notas demanda muita atenção e energia, ter uma API libera mais tempo para outras atividades. Com isso, a produtividade é otimizada, permitindo o ERP focar em outras necessidades do seu negócio.

Concluindo, as APIs trazem uma série de vantagens para ERPs e permitem funcionalidades otimizadas na emissão de notas fiscais.  Uma boa API te ajuda a reduzir burocracias, tempo e custos. 

Que tal experimentar a API do Focus NFe por 30 dias GRÁTIS?

Crie sua conte e comece hoje mesmo! 

Para testar, não é necessário cadastro de cartão de crédito!

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »