Métricas SaaS: Valor de Tempo de Vida do Cliente (LTV)

Em nosso último texto sobre Métricas SaaS, falaremos sobre o Valor de Tempo de Vida do Cliente (LTV). Você já sabe calcular o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) da sua empresa, mas sabe dizer o quanto este cliente gerou de faturamento no tempo em que ele esteve como cliente do seu SaaS? Esta é a primeira questão para entender melhor o que é o LTV, métrica relacionada à lucratividade e até mesmo ao valor que deverá ser investido no marketing do seu SaaS. O que é LTV O LTV, sigla para Lifetime Value, é quanto o cliente gastou durante […]


 

Emissão de NFe: processamos mais de 10 milhões de documentos fiscais

A Focus NFe já processou mais de 10 milhões de documentos fiscais. São notas de produto (NFe), ao consumidor (NFCe), de serviço (NFSe) e, mais recentemente, conhecimento de transporte eletrônico (CTe) e Manifestação de Documentos Fiscais (MDFe). Diariamente, 24 horas por dia, milhares de documentos são processados e armazenados por nós. Por trás destes números existe uma tecnologia avançada que garante uma economia de tempo aos nossos clientes, além da tranquilidade em saber que estão em boas mãos. Nossos mais de 1.500 clientes podem operar seus negócios tranquilamente mantendo o foco no que mais importa e deixando o trabalho e […]



 

Métricas SaaS: Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Fazer um negócio ter sucesso é relativamente fácil: basta atrair mais clientes, a partir disso o lucro da empresa cresce e fica tudo bem. É um caminho seguro rumo ao sucesso, correto? Mas existe uma grande pedra nessa trilha: Custo por Aquisição de Cliente (CAC). Essa métrica SaaS é essencial para uma empresa entender se conquistar novos clientes é lucrativo ou está gerando prejuízo para o SaaS. O que é CAC O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica importante, que mede o investimento médio para a aquisição de um novo cliente. Quando bem aplicada e estudada, essa […]


 

Métricas SaaS: Receita Mensal Recorrente (MRR)

Continuando nossa série de artigos sobre Métricas SaaS, é hora de falarmos sobre Receita Mensal Recorrente (MRR), sua importância, como medir e melhorar esses números e consequentemente, a receita do SaaS. O que é MRR A Receita Mensal Recorrente é uma métrica SaaS capaz de mostrar a previsão de ganho mensal do SaaS, além de avaliar o crescimento financeiro da empresa e aferir a capacidade de investimentos futuros. O MRR é uma métrica pertencente à gestão estratégica e financeira do SaaS, sendo portanto um dos mais importantes números. Cálculo do MRR O cálculo da Receita Mensal Recorrente é mais complexo […]



Importação de NFSe para prefeituras sem webservices – nova versão

Lançamos nesta semana a nova versão do serviço que a Focus NFe oferece como solução para prefeituras que não disponibilizam integração via webservice. Muitas oferecem apenas a possibilidade de importação de um arquivo com um lote de notas fiscais, facilitando a emissão que seria feita manualmente ao preencher as informações de cada nota de maneira individual. Nossa API já oferece esta funcionalidade, similar ao serviço utilizado para autorizar NFSe, com a opção de gerar arquivo de importação de NFSe em lote para prefeituras que não disponibilizam webservice. Agora, apresentamos uma nova versão, visando facilitar a utilização, seguindo padrões amplamente utilizados […]


 

Métricas SaaS: Índice de Cancelamento (churn)

Em artigo anterior apresentamos uma rápida explicação sobre as principais métricas que devem ser observadas em uma empresa SaaS (leia no texto Métricas SaaS) e entre os fatores listados apresentamos o churn, que indica o índice de cancelamento do SaaS. O que é Churn? Churn ou índice de cancelamento, é a métrica que indica o número de clientes que cancelaram o serviço em um determinado período. Para apresentar esse resultado, basta somar a quantidade de clientes que cancelaram o serviço no período analisado e dividir pela base. Em uma base de 200 clientes e um cancelamento de 8 deles, a taxa […]