Utilizar uma API ou desenvolver integração para emissão de NFe?
Diversas empresas de ERPs precisam oferecer em seus sistemas a função de emissão de documentos fiscais e podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção.
Com isso, muitos desenvolvedores tentam fazer uma integração direta com órgãos fiscais por conta própria, como por exemplo com a Sefaz. No entanto, existem algumas desvantagens em agir dessa forma, pois o desenvolvimento exige esforço e investimento maiores do que utilizar uma API integrada.
Outras dificuldades que também podem aparecer vão desde a dificuldade de integração com prefeituras (que ocasionalmente podem não ter webservice) até retrabalhos por conta de instabilidades de servidores e a necessidade de certificados para emissão de algumas notas.
Então, no post de hoje vamos mostrar algumas vantagens para ERPs quando utilizam uma API para a emissão de notas fiscais.
Vantagens de utilizar uma API
As APIs servem para facilitar a integração de sistemas promovendo um ambiente mais seguro e eficiente, permitindo a otimização de serviços e outros setores da empresa. Veja algumas das vantagens a seguir:
API com suporte abrangente
Um ERP que opta por integrar sozinho a emissão de notas fiscais pode perder tempo principalmente quando tem que lidar com as diversas prefeituras, estados e união. Isso porque o sistema terá que estar em concordância com cada nota desses lugares em específico.
Quando se tem uma API para emissão de notas, tanto o gerenciamento das notas fiscais quanto o suporte em torno das peculiaridades de cada documento já é garantido. Isso acontece pois empresas de APIs estão habituadas ao funcionamento de cada órgão fiscal.
Armazenamento de arquivos
Outro ponto importante é o armazenamento de notas fiscais das empresas.
Em sistemas que não possuem uma API de emissão, a chance de sobrecarga e dificuldades no desenvolvimento para armazenar documentos são maiores. Assim, considerar uma API comercial que tenha a guarda obrigatória de 5 anos mostra mais uma vantagem.
Atualizações
Todos os anos a emissão de notas fiscais passa por atualizações. Sejam mudanças da versão dos documentos até a implementação de novos documentos em regiões distintas.
Portanto, ter soluções mais eficientes e com mais funcionalidades trazem benefícios aos negócios. Nesse caso, as APIs ajudam os desenvolvedores a se adequar de forma mais prática e menos trabalhosa diminuindo os impactos dessas mudanças.
Gestão de contingência
Com uma certa frequência, os servidores das prefeituras e secretarias da fazenda ficam indisponíveis. Dessa forma, para alguns tipos de notas fiscais e em determinados estados e municípios, é possível fazer o uso da contingência.
Logo, caso o servidor principal se encontre indisponível, as APIs comerciais entram em ação gerenciando o direcionamento das notas para a contingência. Garantindo a emissão das notas até que a situação se normalize.
Foco e produtividade otimizada
Levando em conta que a emissão de notas demanda muita atenção e energia, ter uma API libera mais tempo para outras atividades. Com isso, a produtividade é otimizada, permitindo o ERP focar em outras necessidades do seu negócio.
Concluindo, as APIs trazem uma série de vantagens para ERPs e permitem funcionalidades otimizadas na emissão de notas fiscais. Uma boa API te ajuda a reduzir burocracias, tempo e custos.
Que tal experimentar a API do Focus NFe por 30 dias GRÁTIS?
Crie sua conte e comece hoje mesmo!
Para testar, não é necessário cadastro de cartão de crédito!