O que é Webhook?

Luciano Romaniecki

Conteúdo

Os webhooks, também conhecidos como gatilhos, são eventos automatizados que facilitam a comunicação entre sistemas. De maneira bem simples, é a programação de uma notificação a uma URL específica quando ocorre algum procedimento no sistema. Na API de notas fiscais da Acras Sistemas, são utilizados especialmente para avisar sobre o processamento de uma nota fiscal.

Se não houver a utilização do gatilho, sua aplicação precisará realizar diversas consultas ao longo do tempo, com a possibilidade de receber respostas negativas, até que o processo seja concluído. No caso das notas fiscais, isto pode ocorrer com maior frequência porque as emissões, na maioria das vezes, são realizadas de forma assíncrona. Isto significa que a API recebe a sua requisição e repassa às prefeituras ou Sefaz dos estados e ainda precisa aguardar uma resposta.

Mas, afinal, para que utilizar um webhook na Focus? É muito simples! Você não precisa programar sua aplicação para consultar o processamento de uma NF-e. Basta configurar um gatilho e nós avisaremos o seu sistema quando o documento completar o ciclo. Você saberá o resultado e ainda economizará recursos do seu sistema, sem consultas desnecessárias e sem perda de tempo.

Você poderá configurar o gatilho definindo o tipo de documento, ou seja, um para NF-e e outro para NFS-e; ou, ainda, realizar a configuração por token.

Gostou? Quer saber mais? Consulte nossa documentação. Se ainda tiver dúvidas, faça contato com a gente.

Picture of Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!
Tecnologia e API
Egon Hilgenstieler

DevOps: entenda o que é, como funciona e por que adotar!

A eficiência e a agilidade são atributos cada vez mais desejados pelas empresas, sem que isso comprometa a integridade de suas operações. É nesse cenário que surge o DevOps, uma metodologia inovadora que promete transformar a maneira como as organizações desenvolvem, entregam e mantêm um software.

Neste artigo, vamos explorar o que é o DevOps, como ele funciona e por que cada vez mais empresas estão adotando essa abordagem. Além disso, trazemos benefícios, desafios e como adotar o modelo em sua organização.

Leia mais »
Multithreading: o que é, principais usos e vantagens!
Tecnologia e API
João Vallim

O que é multithreading e como a técnica beneficia seu software

Você sabe o que é multithreading? Esse é um modelo de execução que melhora a performance e aumenta a eficiência de aplicações.
O multithreading está por trás da execução de softwares tanto em relação à velocidade quanto na capacidade de resposta. O seu funcionamento é dividido em threads, que formam tarefas independentes, mas que se relacionam umas com as outras.
Por isso, hoje vamos explicar o que é multithreading, qual é a sua função e os benefícios que esse modelo pode trazer ao seu software. Além disso, trazemos a relação deste método com outras técnicas como multiprocessing e multitasking na execução de tarefas.
Vamos lá?

Leia mais »
CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!
Contabilidade
Douglas Pinheiro

CFOP de Entrada: saiba quais são e confira as tabelas!

O CFOP de Entrada é um código utilizado para identificar a origem das mercadorias ou serviços que chegam a um estabelecimento. Isso ajuda garantir que a apuração fiscal seja feita de forma correta.

Entre os tipos de CFOP das transações de entrada, destacam-se os grupos que contemplam operações estaduais, interestaduais e internacionais.

Acompanhe esse artigo e tenha acesso às tabelas com os principais códigos

Leia mais »